Bahia volta a cenário de 8 anos atrás e não terá cidade com candidato único neste ano

Publicado:

A Bahia não repetirá a situação de 2016 neste ano, com nenhum município tendo apenas um candidato nas eleições municipais. Em 2020, Licínio de Almeida foi a única cidade com um candidato, o médico Frederico Vasconcellos Ferreira, do PCdoB, que buscava a reeleição. Contudo, este ano, a cidade conta com a disputa entre dois candidatos.

A última vez que a Bahia teve mais de uma cidade com candidato único foi em 2012, com Américo Dourada, Ibipeba, e Lafaiete Coutinho sendo as únicas nessa condição. Em contraste, o Brasil terá 214 cidades com candidato único.

No Nordeste, 37 municípios terão apenas um candidato, representando 17% do total, dos quais 11 estão localizados no Piauí. Apresentando o maior número de cidades com candidato único, o Rio Grande do Sul lidera a lista com 43 municípios, seguido de Minas Gerais com 41 e São Paulo com 26.

Essas informações foram extraídas de uma pesquisa realizada pela Confederação Nacional de Municípios (CNM) intitulada “Os candidatos únicos nas Eleições municipais de 2024: incidência e perfil”.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Homem é encontrado morto com mais de 20 tiros em Eunápolis

O corpo de Jonas Costa da Silva, de 22 anos, foi descoberto na manhã deste sábado (11) em uma estrada de...

Possível suspensão de mineradora de vanádio mobiliza vereadores de cidade baiana

Os vereadores de Maracás, localizada no Vale do Jiquiriçá, estão em alerta diante da possível suspensão das atividades da Largo Brasil, uma...

Documentário “Entre a Caneta e o Poder” celebra pioneiras do jornalismo feminino na Bahia

Em um período marcado pela censura e repressão da ditadura militar, o documentário “Entre a Caneta e o Poder: Mulheres no Jornalismo da...