Candidaturas negras em Salvador alcançam maior marca da história e chega a 86% dos registros; confira

Publicado:

Terra do axé e do acarajé, a cidade mais negra fora da África, Salvador está em busca de uma maior representatividade do povo negro na política local. Nos registros de candidaturas, a capital baiana parece estar cada vez mais próxima desse objetivo. Dos 845 candidatos em Salvador este ano, 86,88% (702) são pessoas declaradamente negras, representando a maior porcentagem da história desde o início dos cadastros de autodeclaração racial no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), em 2014.

 

Os dados foram coletados pelo Bahia Notícias através do TSE, comparando os pleitos de 2024, 2020 e 2016. Foram consideradas as candidaturas para Prefeito, Vice-Prefeito e Vereador. A definição de negro foi baseada no inciso IV do artigo 1º da Lei 12.288, que estabelece o Estatuto da Igualdade Racial, incluindo pardos e pretos na categoria de negros.

 

As declarações raciais para as eleições deste ano foram distribuídas da seguinte forma:

– Pardos: 361 (42,72%)
– Pretos: 341 (40,35%)
– Brancos: 136 (16,09%)
– Indígenas: 4 (0,47%)
– Não informado: 3 (0,35%)

 

Em termos numéricos, os pleitos de 2016 e 2020 apresentaram um número maior de candidaturas negras em comparação com 2024, com 894 e 1.608 registros, respectivamente. No entanto, em termos proporcionais, as eleições de oito anos atrás alcançaram 83,47% de representatividade, enquanto em 2020 esse número foi de 80,03%.

 

Vale destacar que este ano marca a primeira eleição municipal com a aplicação de cotas para candidaturas e uso do fundo eleitoral. Confira a lista da quantidade de candidatos negros por partido/federação neste ano:

– Avante: 37
– Cidadania: 9
– DC: 40
– MDB: 38
– Mobiliza: 32
– Novo: 26
– Federação Brasil da Esperança (PT, PCdoB e PV): 40
– PCB: 1
– PCO: 2
– PDT: 36
– PL: 31
– PMB: 41

 

Salvador, como mencionado anteriormente, é a cidade mais negra fora da África. A capital da Bahia, com mais de 2 milhões de habitantes, tem 83,2% da população se autodeclarando negra, enquanto os brancos representam 16,5%.

 

**Representatividade na Política**
Em 2020, para a Câmara Municipal de Salvador, 30 vereadores autodeclarados negros foram eleitos, sendo 17 pardos e 13 pretos. O atual prefeito Bruno Reis (União) e a vice Ana Paula Matos (PDT) também foram eleitos, ambos se declarando pardos para a Justiça Eleitoral.

 

No entanto, para as eleições deste ano, Bruno Reis alterou sua autodeclaração para branco. O atual vice-governador e candidato à prefeitura, Geraldo Jr (MDB), que em 2020 foi eleito vereador em Salvador, também fez a mesma mudança. O Bahia Notícias realizou um levantamento sobre os candidatos que modificaram sua autodeclaração racial, clique aqui para ler.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Com melhora em quadro de saúde, deputada estadual Ivana Bastos segue internada na Semi-UTI

A Presidência da Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA) divulgou nesta quinta-feira (6) uma atualização sobre a saúde da deputada Ivana Bastos, que ocupa...

Prefeito Calmon recebe representantes da Acelen Renováveis em diálogo sobre implantação de biorrefinaria

O prefeito de São Francisco do Conde, António Calmon (PP), se reuniu com uma comitiva da Acelen Renováveis para debater a instalação de...

Terminal Rodoviário de Salvador perde ação judicial no STF sobre cobrança de IPTU

O Supremo Tribunal Federal (STF), por meio do ministro André Mendonça, negou uma reclamação da concessionária do Terminal Rodoviário de Salvador, representada pela...