Herman Benjamin toma posse como presidente e diz que STJ tem papel fundamental no “roteiro de inclusão social, étnica e ambiental”

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

Herman Benjamin assume a presidência do Superior Tribunal de Justiça e destaca a importância da instituição no contexto da inclusão social, étnica e ambiental. Em uma cerimônia realizada nesta quinta-feira (22), Benjamin e Luis Felipe Salomão foram empossados como presidente e vice-presidente do STJ e do Conselho da Justiça Federal para o biênio 2024-2026.

No discurso de posse, Benjamin ressaltou o compromisso cidadão do STJ, enfatizando a necessidade de atenção aos vulneráveis e excluídos na sociedade. Ele afirmou que o Estado de Direito verdadeiramente inclusivo só será alcançado quando a fome e a desnutrição forem erradicadas.

Para Benjamin, as questões sociais mais urgentes devem ser prioridade para o Judiciário, e o STJ desempenha um papel fundamental nesse contexto de inclusão social, étnica e ambiental.

O novo presidente observou que o Brasil passou por uma evolução democrática nas últimas décadas, com destaque para a Constituição de 1988 que criou o STJ. Apesar dos desafios enfrentados pelo país, Benjamin se considera um “otimista realista” e enfatizou a importância de não sucumbir ao pessimismo e ao ódio.

Benjamin destacou a missão do STJ de julgar problemas antigos à luz de uma legislação transformadora. Ele ressaltou a importância de questões sociais, raciais, de gênero, consumidores, pessoas com deficiência, entre outros temas, para a atuação do tribunal.

O presidente enfatizou que a efetividade da lei está intrinsecamente ligada à independência e integridade do Judiciário brasileiro. Ele também expressou preocupação com a representatividade de mulheres, pessoas negras e outras minorias na cúpula do Judiciário, incluindo o STJ.

Benjamin mencionou a necessidade de atrair e manter os melhores juízes e juízas nas instituições judiciárias, considerando a busca de alguns profissionais por outras carreiras após anos de exercício na magistratura.

Herman Benjamin e Salomão sucedem a ministra Maria Thereza de Assis Moura e o ministro Og Fernandes na administração do STJ e do CJF. A cerimônia de posse contou com a presença de autoridades como Luiz Inácio Lula da Silva, Arthur Lira, Rodrigo Pacheco, Luís Roberto Barroso, Paulo Gonet e Beto Simonetti, além de diversas personalidades do Brasil e do exterior.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Genial/Quaest: maioria não acredita em perseguição contra Bolsonaro e acha que prisão foi causada por atos dele

Pesquisa Genial/Quaest, divulgada pela colunista Monica Bergamo da Folha de S.Paulo, mostra um retrato dividido da opinião pública brasileira sobre a prisão do...

Médicos listam benefícios de ficar um mês sem álcool no Janeiro Seco

O Janeiro Seco é uma campanha internacional que incentiva a pausa total no álcool durante 31 dias, no primeiro mês do ano. O...

Filho de vereador tem perna amputada após tiros; polícia prende um dos acusados em Alcobaça

Alcobaça: A Polícia Militar da Bahia cumpriu, na manhã...