A campanha do postulante do PRTB para a prefeitura da capital, Pablo Marçal, divulgou um vídeo instruindo os seguidores do influenciador a promoverem conteúdos favoráveis a ele no Instagram. Contudo, é importante ressaltar que de acordo com a legislação eleitoral, a prática de impulsionar publicações desse tipo pela população é vedada.
O vídeo foi disponibilizado no site oficial do candidato e faz parte de um guia elaborado pela campanha com o intuito de impulsionar a candidatura do ex-coach, após uma determinação judicial que suspendeu suas contas nas redes sociais, devido a suspeitas de abuso de poder econômico relacionadas ao suposto financiamento de vídeos através de recursos não contabilizados.
Inicialmente, o site apresentava sete maneiras de “apoiar” Marçal. O sexto item, “Alcance mais pessoas”, convidava os leitores a assistirem um vídeo para aprender uma “estratégia” que faria a “mensagem de Marçal alcançar um público ainda maior”.
Diego Neves, responsável pelo marketing do Grupo Marçal, menciona no início do tutorial que “existe uma maneira específica para você alcançar mais pessoas por meio do tráfego pago”.
Com um celular em mãos logado na conta de Marçal, Diego conduz a gravação ensinando os espectadores a patrocinarem publicações a favor do candidato. “É bastante intuitivo e simples configurar isso”, afirma o profissional de marketing, enquanto demonstra como os apoiadores podem criar suas próprias postagens impulsionadas.
No vídeo, Diego incentiva os eleitores a divulgarem o site de Marçal e usa frequentemente a palavra “campanha” para se referir à estratégia ensinada.
“Aqui eu escolho a quantidade de dias que desejo rodar essa campanha”, menciona ele em um trecho que exemplifica como planejar a duração da propaganda. “Vou fazer uma campanha de R$ 30 em cinco dias”, prossegue em seguida.
O profissional de marketing destaca que pessoas de outros estados também podem contribuir com a campanha e explica como selecionar o público-alvo para atingir os eleitores da capital paulista. “É crucial ter bastante atenção ao clicar no botão ‘turbinar’ para definir seu público”, ressalta. O vídeo tem uma duração total de seis minutos.
Além disso, Pablo Marçal aparece em diversas imagens ao lado de figuras políticas proeminentes. Em uma das fotos, ele é visto junto ao ex-presidente Jair Bolsonaro, em outra, durante uma entrevista coletiva após o debate da Band em São Paulo. Essas aparições destacam a presença e participação ativa de Marçal em eventos políticos relevantes.
Outro momento retratado é o discurso de Pablo Marçal no palanque de Tarcísio de Freitas em 2022. A imagem evidencia sua atuação e envolvimento nas discussões políticas, mostrando o apoio e conexões que ele tem dentro do cenário político atual. Essas parcerias e aparições públicas reforçam sua presença e influência no meio político.
Além disso, registros fotográficos mostram Pablo Marçal ao lado de João Doria, em mais uma demonstração de sua presença marcante nas esferas políticas. Essas interações com diferentes líderes e representantes políticos demonstram a diversidade de contatos e alianças que Marçal tem construído ao longo de sua trajetória.
Durante um debate televisionado da Band, Pablo Marçal foi fotografado ao lado de Ricardo Nunes (MDB) e Guilherme Boulos (PSol), ilustrando a dinâmica e os embates políticos ocorridos nesses eventos. Essas imagens capturam momentos-chave de discussões e confrontos ideológicos que permeiam o campo político, evidenciando a participação ativa de Marçal nesse cenário.
Em resumo, a presença de Pablo Marçal em eventos políticos importantes e sua interação com diversas figuras do meio evidenciam seu papel e relevância no cenário político atual. Suas aparições em debates, discursos e ao lado de outros líderes demonstram sua atuação ativa e o impacto que suas declarações têm gerado no meio político e na opinião pública.Pablo Marçal durante uma coletiva de imprensa após participar do debate da Band em São Paulo.

Pablo Marçal discursou no palanque de Tarcísio de Freitas em 2022.

João Doria e Pablo Marçal foram vistos juntos em um evento.

Pablo Marçal, Ricardo Nunes e Guilherme Boulos estiveram presentes em um debate da Band.

O deputado federal Otoni de Paula anunciou a presença de Pablo Marçal na Câmara dos Deputados.

Pablo Marçal é o candidato do PRTB à Prefeitura de São Paulo.

Pablo Marçal entrevistou a economista Marina Helena – Novo para o seu programa no YouTube.

Marçal ao lado do deputado Marcel van Hattem – Novo-RS.
A divulgação de conteúdos eleitorais pela população na internet é proibida pela Justiça Eleitoral. A resolução que trata da propaganda nas eleições estipula que somente partidos, federações, coligações, candidatos e seus representantes financeiros de campanha têm permissão para impulsionar conteúdos na internet.
De acordo com a norma, aqueles responsáveis pelo impulsionamento estão sujeitos a multas que variam de R$ 5 mil a R$ 30 mil, ou o dobro do valor investido, se o montante ultrapassar o limite máximo da penalidade. Se for evidenciado que os candidatos tinham conhecimento do impulsionamento, também podem ser penalizados.
Especialistas em direito eleitoral consultados pelo **Metrópoles** afirmam que a punição a Marçal pelo vídeo pode ser ainda mais severa. Ao incentivar os eleitores a realizar propaganda irregular, a campanha do candidato estaria cometendo abuso de poder econômico, dificultando o rastreamento do dinheiro investido em seu benefício. Neste cenário, o registro da candidatura do indivíduo pode ser cancelado.
Em comunicado, o Tribunal Regional Eleitoral (TRE) ressaltou que a população tem o direito de manifestar apoio a um candidato, porém, o impulsionamento é vedado nos casos já mencionados. O TRE optou por não comentar o caso específico de Marçal.
“A análise do caso concreto não é possível, uma vez que deverá ser avaliada pelo juiz competente em processo judicial”, menciona a nota enviada pela assessoria do tribunal.
O tutorial elaborado pela campanha de Marçal foi publicado no domingo (25/8), um dia após a suspensão dos perfis do influenciador, e foi compartilhado pela “conta reserva” do candidato no Instagram. O conteúdo foi removido do site por volta das 15h da segunda-feira seguinte (26/8), e a página foi atualizada.
O **Metrópoles** questionou a equipe de campanha de Marçal sobre o assunto, mas até a publicação desta reportagem, não obteve resposta. O espaço permanece aberto para possíveis esclarecimentos.
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