Jovens de colégio baiano usam licuri para criar biocombustível sustentável

Publicado:

Estudantes de uma escola estadual em Santa Bárbara, no Portal do Sertão, conseguiram produzir biodiesel a partir do óleo de licuri, uma espécie de “coco” pequeno originário de uma palmeira comum na caatinga. O trabalho foi realizado no Colégio Estadual Professor Carlos Valadares, conforme divulgado pela Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti).

De acordo com Adrian de Lima, um dos jovens cientistas envolvidos, a seleção do óleo da planta, conhecida como “palmeira sertaneja”, foi uma sugestão da orientadora Hevelynn Martins, visando valorizar a região. O licuri, abundante no local, pode ser uma alternativa, em parte ou completamente, ao diesel fóssil, contribuindo assim para a redução das emissões de gases do efeito estufa. Além de Adrian, a equipe conta com Andrei Maia, João Henrique Gomes e Kauan Mascarenhas.

“O biodiesel feito a partir do licuri apresenta diversas vantagens em comparação com o biodiesel convencional, sendo considerado uma opção mais sustentável e eficiente. Além disso, sua produção auxilia no desenvolvimento de regiões semiáridas e na diversificação da matriz energética”, destaca Adrian de Lima.

As características físico-químicas do óleo da amêndoa do licuri são responsáveis pelo resultado positivo, sendo ideais para a produção do biocombustível. “A elevada estabilidade oxidativa e o baixo teor de ácidos graxos livres são atributos que viabilizam a criação de um biodiesel limpo e renovável”, explica o jovem pesquisador.

“Nosso projeto está totalmente alinhado com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU). O biodiesel derivado dos fluidos da palmeira se configura como uma alternativa segura para o meio ambiente”, complementa o estudante.

Os professores Hevelynn Martins e Lamon Oliveira orientam o projeto, que é desenvolvido no âmbito do Programa Ciência na Escola, da Secretaria da Educação.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Nova idade mínima para mamografia: mulheres de 40 a 49 anos já podem realizar o exame gratuito pelo SUS

O Ministério da Saúde anunciou uma mudança importante: agora, mulheres entre 40 e 49 anos podem fazer mamografias gratuitas pelo Sistema Único de...

Empresário morre em acidente com retroescavadeira submersa em lago em Ilhéus

Um empresário de 46 anos, identificado como Romilson da Silva, foi encontrado sem vida na manhã desta quarta-feira, 15, dentro da cabine...

Vereador é alvo de tentativa de homicídio em frente à própria residência no norte da Bahia

O vereador e advogado Fábio Maia, de 42 anos, que está em seu quarto mandato no município de Macururé, no norte da Bahia,...