Ação que questiona criação de 500 cargos comissionados no MP-BA será julgada em plenário físico após pedido de Fachin

Publicado:


Ação sobre a Criação de Cargos no MP-BA Será Julgada em Plenário Físico

Uma solicitação de destaque feita pelo Ministro Edson Fachin resultará no julgamento da Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) 6219, que questiona a criação de 500 cargos comissionados no Ministério Público da Bahia (MP-BA), sendo transferido para o plenário físico do Supremo Tribunal Federal (STF).

A Suprema Corte já havia atingido maioria favorável à declaração de inconstitucionalidade dos cargos estabelecidos pelo MP-BA e retomou a análise em plenário virtual no dia 16 de agosto, com previsão de encerramento para esta sexta-feira (23). No entanto, a solicitação de destaque resulta em um novo julgamento iniciado no plenário físico – apenas os votos dos ministros aposentados são mantidos, neste caso, será preservado o voto de Rosa Weber pela inconstitucionalidade.

Weber seguiu o entendimento de Fachin, relator da ADI. Também apoiaram essa posição os ministros Alexandre de Moraes, Gilmar Mendes, Dias Toffoli, André Mendonça, Cármen Lúcia e Cristiano Zanin.

Além do destaque solicitado, houve uma nova desenvoltura no processo com a opinião divergente apresentada pelo Ministro Luiz Fux. No seu voto, Fux menciona que a ADI perdeu sua validade com a aprovação da lei nº 14.763/2024, sancionada pelo governador Jerônimo Rodrigues (PT) neste mês de agosto.

A nova regulamentação reestrutura o quadro de funcionários do MP-BA com a criação de 181 cargos efetivos e a extinção de 37 cargos em comissão, revogando a lei nº 14.044 contestada na ADI 6219.

Apenas os ministros Nunes Marques e o Presidente do STF, Luís Roberto Barroso, ainda não se pronunciaram. Não há previsão definida para a data em que a ação será julgada em plenário físico.

Comentários Facebook

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Homem é preso suspeito de matar esposa espancada e alega que companheira foi vítima de envenenamento

Um homem de 35 anos, natural de Livramento de Nossa Senhora, na Bahia, foi preso como principal suspeito da morte de sua esposa,...

PL contestará decisão de Motta e Alcolumbre sobre recesso parlamentar

A deputada Bia Kicis, do Partido Liberal (PL), anunciou neste domingo (20/7) que seu partido vai contestar a decisão de Hugo Motta, presidente...

Apoiadores de Bolsonaro se reúnem em buzinaço em Salvador para protestar contra decisão de Moraes: “Nos multiplicamos”

Na manhã deste domingo (20), apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro se reuniram em Salvador, impulsionados pela mobilização do grupo conservador Bahia Direita. O...