Agosto Lilás: SPM promove ações de prevenção e combate à violência de gênero em municípios da Bahia
A Secretaria das Mulheres do Estado (SPM) intensifica suas intervenções de prevenção e combate às violências de gênero durante o mês do Agosto Lilás. As ações acontecem em diversas localidades e visam conscientizar e apoiar vítimas de todos os tipos de violência. Entre as atividades programadas estão a circulação da Unidade Móvel por vários municípios da Bahia, realização de rodas de conversa e até apresentações teatrais.
Neusa Cadore, secretária das Mulheres, ressaltou a relevância do Agosto Lilás como uma homenagem à Lei Maria da Penha (Lei Federal nº 11.340/2006), promulgada em 7 de agosto.
“Maria da Penha é uma mulher extraordinária que enfrentou múltiplos tipos de violência, como física, psicológica e política, transformando suas dores em uma luta que é de todas nós. Discutir sobre essa Lei se torna indispensável no dia a dia, mas neste mês, na SPM, intensificamos as campanhas para manifestar nossa solidariedade constante a Maria da Penha e sensibilizar a sociedade sobre a importância da união de esforços na prevenção e enfrentamento das violências de gênero”, afirmou.
Durante esta semana, estão programadas rodas de diálogo com Organizações Sociais contempladas pelo Edital Elas à Frente pelo Fim da Violência Contra a Mulher, da SPM. Nos dias 7 e 8, estudantes do Centro Territorial de Educação Profissional do Recôncavo (CETEP) e do Colégio Estadual Francisco da Conceição Menezes, em Santo Antônio de Jesus, participarão da Oficina Oxe, Me Respeite – nas Escolas!
A oficina abordará temas como educação antissexista, a construção histórica dos papéis de gênero, o machismo e seu impacto na educação e na vida de meninas e meninos. Também está prevista para o dia 8 uma roda de conversa sobre o combate à violência contra as mulheres, das 9h30 às 12h, no auditório da Secretaria da Educação do Estado, em Salvador, com o intuito de informar sobre os direitos e deveres previstos na Lei Maria da Penha.
No dia 7, às 19h, a equipe da SPM estará em Cachoeira para uma roda de conversa com o tema “Informar, Mediar e Acolher”, com o grupo de mulheres do Projeto Social Maria da Glória Moreira. O objetivo é discutir a luta e o enfrentamento à violência contra as mulheres.
“É assustador o crescimento dos índices de violência e feminicídios em nosso país. Queremos unir mulheres na tentativa de pôr um fim à violência doméstica e a todo tipo de violência de gênero”, ressaltou Paula Mendes, psicóloga que estará presente na atividade.
Nos dias 8 e 9, em Valente, a Fundação de Apoio à Agricultura Familiar do Semiárido da Bahia (FATRES), também contemplada pelo Edital Elas à Frente pelo Fim da Violência contra a Mulher, da SPM, promoverá o 3º Encontro de Formação Política para Meninas e Mulheres do Sisal. Esta formação abordará temas como geração de trabalho e renda, empoderamento feminino, empreendedorismo e cooperativismo.A promoção do debate sobre a luta contra as violências direcionadas às mulheres no Território do Sisal é um tema relevante e necessário.
A superintendente de Prevenção e Enfrentamento à Violência contra a Mulher da SPM, Camilla Batista, enfatiza que o Agosto Lilás representa um momento crucial para fortalecer a batalha contra a violência doméstica e de gênero, visando à conscientização e ao empoderamento das mulheres.
Para a SPM, é fundamental atuar em todo o Estado da Bahia durante este período, intensificando a campanha contra todos os tipos de violência e trabalhando na construção de uma sociedade mais justa e segura para todas as mulheres.
Dentre as atividades programadas para o Agosto Lilás estão a certificação na área de Beleza, com foco em manicure e pedicure, para mulheres em situação de vulnerabilidade assistidas pela Associação Casa das Mulheres, em Jequié, contemplada pelo Edital Famílias Monoparentais.
No dia 10 de agosto, será realizada uma roda de conversa sobre o enfrentamento à violência no Instituto AzMina, às 10h, no Centro de Salvador.
Nos dias 11 e 12 de agosto, a Unidade Móvel da SPM estará em Valente com a Campanha “Oxe, Me Respeite”.
Em 13 de agosto, está prevista uma roda de conversa organizada pela União das Cooperativas de Agricultura Familiar e Economia Solidária do Estado da Bahia (UNICAFES), em Cipó.
Durante os dias 06, 13 e 20 de agosto, haverá rodas de conversa organizadas pela Associação das Mulheres Que Inspiram (AMI), em Presidente Dutra.
No dia 14 de agosto, a Associação das Mulheres Pintadenses realizará uma Oficina de linguagens artísticas em Pintadas.
Nos dias 14, 15 e 16 de agosto, as Rodas de conversa da Cooperativa Agropecuária Familiar Orgânico do Semiárido (COOPERVIDA) acontecerão em Remanso, Pilão Arcado e Campo Alegre de Lourdes, respectivamente.
Em 17 de agosto, terá lugar uma atividade da Associação de Desenvolvimento das Comunidades Rurais de Brotas de Macaúbas e Regiões, em Brotas de Macaúbas.
No dia 24 de agosto, ocorrerá uma reunião com a Coordenação do Projeto e realização de uma oficina promovida pela Associação Baiana de Atingidos Construindo Soberania Energética (ABASE), em Salvador e Juazeiro.
Para os dias 22, 23 e 24 de agosto, está marcada uma Mostra de Teatro pela Associação Cultural Companhia de Experimentação e Pesquisa em Arte e Cultura (CEPAC), em Barreiras.
Já em 23 de agosto, haverá uma Exposição de finalização do projeto pelo Instituto do Semiárido Baiano, em Livramento de Nossa Senhora.
Comentários Facebook