O ex-presidente Barack Obama e sua esposa, Michelle, serão os destaques do segundo dia da Convenção Nacional Democrata em Chicago, onde a candidatura de Kamala Harris à presidência dos EUA será formalizada. O casal influente da política americana promete encantar o público no United Center, local que sedia os jogos do Chicago Bulls e Chicago Blackhawks e onde milhares de democratas se reúnem para demonstrar apoio e vislumbrar uma vitória nas eleições de 5 de novembro.
“Estar em casa, em Chicago, é maravilhoso”, escreveu Obama, que retorna à Convenção Democrata duas décadas após seu primeiro discurso no evento, quando era senador por Illinois e cativou a plateia com palavras de esperança em um futuro de união. “Estou ansioso para participar da @DemConvention, ao lado de tantas pessoas inspiradoras, para discutir o que está em jogo nestas eleições e por que @KamalaHarris e @Tim_Walz devem ser nossos próximos Presidente e Vice-Presidente”, acrescentou.
Há grande expectativa entre os democratas. O primeiro presidente negro dos EUA chega para apoiar a candidatura da potencial primeira mulher negra e de ascendência asiática a liderar o país. Para muitos, a vibração em torno de Harris traz à memória a empolgante campanha de Obama rumo à Casa Branca em 2008.
Segundo Franklin Delano Williams, delegado da Geórgia, a presença de Obama mobilizará as bases em prol da vice-presidente. “Já viram seus comícios? As multidões? Nós vamos vencer”. As emoções também estão à flor da pele em Chicago com especulações sobre uma possível participação de Beyoncé, que cedeu sua poderosa música “Freedom” para a campanha de Harris. A canção, entoada acusticamente pela diva no Texas, embala o mais recente anúncio de Harris.
Republicanos na Convenção
Os líderes proeminentes do Partido Democrata estão reunidos às margens do Lago Michigan para impulsionar a candidatura de Harris, que entrou na acirrada disputa contra o republicano Donald Trump de última hora. Nesta terça-feira, aguarda-se também a presença do marido de Harris, Doug Emhoff, e do governador de Illinois, J.B. Pritzker.
A convenção, que antecipa uma corrida presidencial muito desafiadora nos EUA, contará com republicanos que não apoiam a campanha de Trump. “O verdadeiro conservadorismo foi substituído por um culto. Vou deixar isso bem claro”, escreveu o ex-deputado Adam Kinzinger nesta terça, anunciando sua participação no evento.
Também são aguardadas as ex-colaboradoras de Trump, Olivia Torre e Stephanie Grisham. Enquanto cumpre uma agenda movimentada em estados-chave, Trump continua a articular teorias conspiratórias e dirigir insultos pessoais a Harris.
“Não acho que seja muito inteligente (…). Acredito que sou muito inteligente, e muitas pessoas concordam com isso”, comentou o ex-presidente em uma entrevista transmitida pela CBS nesta terça-feira. “Não vejo isso como um insulto, é apenas um fato”.Novos protestos contra a guerra em Gaza foram convocados para esta terça-feira, apesar das mais de 40 mil mortes provocadas desde outubro. No entanto, isso não diminui o destaque de Harris, que revitalizou o Partido Democrata após Biden se retirar da corrida presidencial devido à Covid-19 e às críticas sobre sua idade avançada.
A vice-presidente fez sua estreia na convenção na noite de segunda-feira, antes do emocionante discurso de despedida de Biden. Ele citou a canção “American Anthem” de Gene Scheer, gravada por Norah Jones, que também foi mencionada em seu discurso de posse em 2021, dizendo: “Estados Unidos, te dei o meu melhor”.
Biden reconheceu os erros em sua carreira, mas enfatizou que se dedicou ao máximo. O público o aplaudiu de pé por vários minutos em agradecimento a sua dedicação. Antes disso, Harris elogiou Biden como um presidente “incrível” ao iniciar a convenção.
Nesta terça-feira, Harris e o governador de Minnesota, Tim Walz, participarão de um evento de campanha em Milwaukee, onde o Partido Republicano oficializou a candidatura de Trump no mês passado. O discurso mais importante da convenção e da carreira de Harris será na quinta-feira, quando aceitará a indicação presidencial.
**Com informações da AFP**
Publicado por Carolina Ferreira
Comentários Facebook