Boulos tem 28,5%; Nunes, 21,8%; e Marçal, 16,3%, aponta pesquisa

Publicado:

Resultado da pesquisa AtlasIntel divulgado hoje, 21 de agosto, revela que o deputado federal Guilherme Boulos (PSOL) está à frente na disputa pela Prefeitura de São Paulo, com 28,5% das intenções de voto. O prefeito Ricardo Nunes (MDB) obteve 21,8%. Logo em seguida, aparece o empresário e influenciador Pablo Marçal (PRTB), com 16,3%.

Marçal foi o único candidato a crescer desde a última pesquisa da AtlasIntel, realizada em 8 de agosto, quando registrou 11,4% das intenções de voto – o influenciador teve um aumento de 4,9 pontos percentuais desde então. No mesmo período, Boulos caiu 4,2 pontos percentuais e Nunes recuou 3,1 pontos.

Na nova pesquisa, a deputada federal Tabata Amaral (PSB) conta com 12% e o jornalista José Luiz Datena (PSDB) com 9,5%. Com a margem de erro de dois pontos percentuais, eles estão tecnicamente empatados. Ambos tiveram uma oscilação positiva em relação à pesquisa anterior.

Em seguida, a economista Marina Helena (Novo) aparece com 4,3%. Altino (PSTU), Ricardo Senese (UP) e João Pimenta (PCO) não alcançaram 1% das intenções. Bebeto Haddad (DC), cuja candidatura foi confirmada no mesmo dia do registro da pesquisa, não foi incluído no levantamento. Votos brancos ou nulos representaram 6,2%, e 0,9% não respondeu.

Esta pesquisa é a primeira da AtlasIntel divulgada após o registro das candidaturas e o início da campanha, incluindo a realização dos primeiros debates. O estudo ouviu 1.803 residentes de São Paulo de 15 a 20 de agosto. A margem de confiança é de 95%. A pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número SP-02504/2024.

Segundo turno

Foram realizadas simulações de segundo turno. Se a disputa fosse entre Nunes e Boulos, o prefeito teria 40,9% e o deputado 36,8%. Votos brancos ou nulos somariam 18%, e 4,4% não souberam responder. Em um cenário entre Nunes e Datena, o candidato do MDB venceria o candidato do PSDB por 40,8% a 28,7%. Votos nulos ou brancos representariam 27,2%, e 3,3% não responderam.

Em um embate entre Boulos e Marçal, o deputado teria 38,4%, enquanto o empresário alcançaria 35,4%. Nessa simulação, 24,2% votariam em branco ou nulo, e 2% não souberam responder. A maior diferença numérica de Boulos é contra Datena: 35,6% a 27,5%. A porcentagem de votos brancos e nulos seria 34,4%, e 2,5% não souberam responder.

Especialistas consultados pelo Estadão observaram que a postura de Marçal em debates e redes sociais pode contribuir para explicar o resultado da pesquisa, porém destacaram que é cedo para determinar uma tendência de crescimento de votos no candidato.

‘Em casa’

De acordo com o pós-doutorando no Departamento de Ciência Política da USP, Pedro Paulo de Assis, Marçal está “jogando em casa”, usando mídias sociais para criticar concorrentes e viralizar vídeos. “Ele tenta fugir do debate político tradicional e trazê-lo para as redes sociais, onde ele se destaca.” No debate da revista Veja, Marçal optou por não responder às perguntas e indicou que as respostas estavam em seu Instagram.

O pesquisador da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e diretor da Ipespe Analítica, Vinícius Alves, afirmou que a postura de Marçal nos debates deve ser considerada; contudo, o método da pesquisa, conduzida pela internet, também pode explicar seu crescimento.

“Ele mudou a dinâmica do debate, o que trouxe visibilidade. Mas também destaco que ele tem uma forte presença online, o que pode ser favorecido pelo método de recrutamento das entrevistas da Atlas, que tende a atrair pessoas mais engajadas no ambiente digital”, disse Alves. “Os votos que Marçal está conquistando agora são muito devido a sua origem fora do círculo político tradicional. Acredito que chama bastante atenção, inicialmente, do eleitorado.”

As informações foram fornecidas pelo jornal O Estado de S. Paulo.

Comentários Facebook

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Mulher confunde sintomas de câncer de intestino avançado com gravidez

Zara McCormick, uma inglesa de 36 anos, enfrentou um desafio inesperado. Ao sentir-se constantemente cansada e com falta de ar, ela supôs que...

Descubra os 6 piores hábitos que aumentam níveis de açúcar no sangue

Você sabia que pequenos hábitos diários podem estar elevando silenciosamente os seus níveis de açúcar no sangue? Embora seja natural vivenciar alguns picos...

Dólar opera estável após balanço da Petrobras e com atenção ao Fed

Nesta sexta-feira, a movimentação do dólar se mostrou bastante estável, com os mercados financeiros de olho em três grandes fatores: o impacto das...