Um grupo de pesquisadores investigou os dados fornecidos pelo robô Insight Lander, que está em Marte, e identificou evidências que confirmam a existência de água em estado líquido nas camadas subterrâneas do “Planeta Vermelho”.
A pesquisa se baseou na análise de quatro anos de atividade sísmica, estudando o percurso das ondas sísmicas através do subsolo marciano. Consequentemente, a equipe de cientistas pôde determinar a composição dos materiais presentes nas camadas profundas do planeta, concluindo que se tratam de rochas porosas saturadas com água em estado líquido.
Um dos pesquisadores envolvidos, Michael Manga, da Universidade da Califórnia, explicou à BBC que o método empregado é semelhante ao utilizado para identificar a presença de água no subsolo terrestre. Manga enfatizou que essa descoberta lança luz sobre um dos grandes mistérios de Marte, relacionado ao destino de toda a água que um dia esteve presente em rios e lagos na superfície marciana.
“Grande parte da água em nosso planeta está nas camadas subterrâneas, e não há motivos para acreditar que em Marte isso não ocorra da mesma forma”, afirmou Manga.
Comentários Facebook