Amom Mandel, de apenas 23 anos e representante do Cidadania, desponta como o candidato mais popular na corrida à Prefeitura de Manaus no ambiente digital. Com mais de dez pontos de vantagem em relação ao segundo colocado, Roberto Cidade, do partido União Brasil.
De acordo com o IPD (Índice de Popularidade Digital), que é analisado diariamente pela empresa de pesquisa e consultoria Quaest e varia de 0 a 100, Mandel atinge a pontuação de 76,6 pontos. Em seguida, aparece Roberto Cidade com 66,2 pontos, e o atual prefeito, David Almeida (Avante), com 59,9 pontos.
O IPD é calculado por um algoritmo que coleta e processa 175 variáveis das plataformas como Twitter, Facebook, Instagram, TikTok, YouTube, Wikipédia e Google. O período avaliado compreende de 1º de julho a 10 de agosto.
David Almeida governa Manaus desde 2021, quando venceu o ex-governador Amazonino Mendes no segundo turno. Na tentativa de reeleição, o prefeito não conseguiu ampliar sua visibilidade nos debates online em torno de sua candidatura.
No levantamento também estão presentes os candidatos Alberto Neto (PL), Marcelo Ramos (PT) e Wilker Barreto (Mobiliza).
Para a pontuação final do IPD, são levadas em consideração cinco dimensões: fama (número de seguidores), engajamento (comentários e curtidas por postagem), mobilização (compartilhamentos), valência (proporção de reações positivas e negativas) e interesse (volume de buscas).
Mandel obtém nota máxima em três dimensões. O deputado tem aumentado o número de seguidores nas redes e apresenta um crescimento significativo no volume de buscas por seu nome na internet.
No entanto, o candidato tem uma pontuação um pouco menor em mobilização, indicando que nem todos que interagem com as postagens compartilham seu conteúdo.
Ele enfrenta desafios no quesito valência, ou seja, apesar de ser bastante procurado nas redes, Mandel recebe uma quantidade considerável de críticas e comentários negativos em suas postagens.
Roberto Cidade possui pontuações inferiores às de Mandel em todas as dimensões analisadas, exceto em mobilização. Mesmo assim, o candidato da União Brasil está aumentando sua base de seguidores nas redes sociais e tem um bom índice de compartilhamento de suas postagens.
Ele encontra dificuldades em lidar com as menções negativas, recebendo um número considerável de críticas e comentários desfavoráveis em suas publicações.
O prefeito David Almeida vive uma situação oposta. Apesar de não ter um número tão elevado de seguidores, as menções a seu respeito são mais positivas, e o volume de buscas é maior, indicando que o conteúdo que compartilha é bem recebido por quem procura por seu nome nas redes.
O ponto fraco de Almeida também está na mobilização. O candidato à reeleição enfrenta desafios em fazer com que seus seguidores compartilhem seu conteúdo com outros usuários.
Alberto Neto, candidato apoiado pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), possui uma pontuação moderada na maioria dos critérios avaliados. Embora tenha um crescimento considerável de seguidores nas redes, as menções em suas postagens são predominantemente de conteúdo positivo. No entanto, seu engajamento é o pior entre os candidatos avaliados.
Comentários Facebook