O deputado Marcelino Galo, do partido PT, submeteu um Projeto de Indicação ao governo estadual sugerindo o nome para o Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) que será construído no subúrbio de Salvador. Na proposição, o parlamentar petista propõe uma homenagem aos irmãos José, André e Antônio Rebouças, sendo estes dois últimos os primeiros engenheiros negros do Brasil. A apresentação do PIN foi realizada na última terça-feira (20).
Na argumentação, Galo menciona que os irmãos se destacaram durante o período monárquico brasileiro, lutando em favor da abolição da escravidão. Além disso, de acordo com o deputado, os Rebouças foram considerados “pioneiros da engenharia moderna no Brasil”.
“Junto com Joaquim Nabuco, Machado de Assis, e José do Patrocínio, os irmãos Rebouças representaram a voz da pequena classe média negra no segundo império e foram uma das vozes mais proeminentes na defesa da abolição. Eles simbolizaram a visão reformista e progressista da abolição da escravidão”, afirmou o deputado.
“É um processo de embranquecimento de figuras como Machado de Assis e apagamento histórico de personalidades como os irmãos Rebouças, que foram os pioneiros da engenharia moderna do Brasil”, acrescentou.
QUEM SÃO OS IRMÃOS REBOUÇAS?
Os irmãos Antônio e André Rebouças foram os primeiros engenheiros negros do Brasil. Nascidos em Cachoeira, no Recôncavo Baiano, em 1939 e 1938, respectivamente, contribuíram para o desenvolvimento do então recém-separado estado do Paraná e projetaram obras importantes no Rio de Janeiro. Além disso, lutaram ativamente pela abolição da escravidão, com destaque para a participação de André em campanhas e manifestações.

Eram descendentes de uma escrava alforriada e de um alfaiate português. Seu pai, também chamado Antônio, era um advogado autodidata, deputado e conselheiro de Dom Pedro II. Em 1854, os irmãos ingressaram juntos no curso de engenharia da Escola Militar no Rio de Janeiro. Após sete anos, viajaram para a Europa, onde se especializaram na construção de portos e ferrovias.
Em virtude de suas obras fundamentais, foram homenageados com o Túnel Rebouças, que conecta a zona sul à zona norte no Rio de Janeiro; a Avenida Rebouças, uma das principais vias de São Paulo; e o bairro Rebouças, que se desenvolveu em torno da Estação de Trem por eles projetada em Curitiba.
Algumas das obras mais notáveis incluem: Estrada de Ferro Curitiba-Paranaguá (PR); Plano de abastecimento de água no Rio de Janeiro (RJ); Docas da Alfândega e Doca Dom Pedro II (RJ); e Estrada da Graciosa (PR).
Quanto a José Rebouças, ele foi, na verdade, um maestro, instrumentista e compositor de música popular brasileira.
Comentários Facebook