Dia dos pais promete movimentar R$ 25,56 bi na economia brasileira

Publicado:

O Dia dos Pais ocorrerá no próximo domingo (11), porém a economia brasileira já está sendo impactada. Segundo a Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e o Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), o mercado no Brasil deverá movimentar R$ 25,56 bilhões até a data comemorativa.

Além disso, a pesquisa revelou que 32% dos entrevistados planejam gastar mais do que em 2023, enquanto 35% pretendem manter o mesmo valor gasto e apenas 19% optou por reduzir a média de gastos.

A Bahia está entre os estados que planejam gastar mais nesta data comemorativa, com um aumento de 8%, de acordo com dados da Fecomércio-BA. De acordo com a Fecomércio-BA, as lojas de roupas serão as mais procuradas, com um crescimento projetado de 9%, seguidas por perfumaria, cosméticos, utilidades domésticas e eletroeletrônicos, com 8%.

O economista e professor, Antonio Carvalho, compartilhou com a equipe do Bahia Notícias o motivo por trás da forte movimentação no comércio local.

“As estratégias empresariais e toda a ciência da administração envolvem aspectos psicológicos, emocionais e sentimentais. Associar a figura paterna e todo o simbolismo que esse ‘Herói’ tem para as pessoas é uma oportunidade de despertar o afeto, o carinho e o desejo de demonstrar, de manifestá-los através de um presente, o que é destacado na comunicação mercadológica nestes dias que antecedem o Dia dos Pais”, afirmou o especialista.

Antônio também dá dicas para aqueles que desejam agradar seus familiares sem comprometer as finanças: “Defina o que deseja comprar, leve em consideração a necessidade ou utilidade. Foque em adquirir algo que seja útil para o seu pai, algo que ele possa usufruir ao máximo e, sempre que possível, ou com a maior frequência possível, você será lembrado e o objetivo de materializar seu carinho, seu amor por ele, será atingido”, explicou.

Por fim, o economista concluiu: “Em segundo lugar, pesquise bastante para garantir a compra pelo preço mais justo e que caiba no seu orçamento. Por mais feliz que seu herói fique com o presente recebido, certamente ele não ficará contente se souber que você se endividou, se prejudicou financeiramente para presenteá-lo”, concluiu.

Comentários Facebook

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Van escolar perde freios e colide com casa em Ibicoara; pais cobram fiscalização

Em um dia que deveria ser comum, a tranquilidade de Ibicoara, na Chapada Diamantina, foi abalada por um acidente envolvendo uma van escolar....

Deputado sugere isenção de ICMS para compra de veículos por agentes da Segurança Pública da Bahia

Em um gesto para reconhecer e valorizar os agentes da segurança pública na Bahia, o deputado estadual Jurailton Santos (Republicanos) apresentou um Projeto...

Reconhecimento Facial da SSP identifica dois foragidos no interior e auxilia mais de 1.230 prisões em 2025

A tecnologia de Reconhecimento Facial da Secretaria da Segurança Pública da Bahia (SSP-BA) tem se mostrado uma aliada poderosa na luta contra a...