Analisando o GP da Holanda de Fórmula 1 deste domingo (25), a equipe McLaren expressou sua admiração pelo triunfo de Lando Norris. O destaque não foi apenas pelo resultado em si, mas pela conquista com mais de 20 segundos de vantagem sobre Max Verstappen, algo raramente visto contra a poderosa equipe Red Bull. Os diretores da escuderia, Andrea Stella e Zak Brown, não pouparam elogios ao piloto britânico. Com Norris em primeiro lugar e Oscar Piastri em quarto, a McLaren reduziu a diferença para a Red Bull na disputa pelo Mundial de Construtores para apenas 30 pontos. Enquanto seu piloto principal está 70 pontos atrás do líder do campeonato, Max Verstappen.
“Foi uma vitória positivamente inesperada”, admitiu Stella, observando o pole position ser ultrapassado pelo holandês na largada. “Jamais pensaríamos que ao chegar em Zandvoort, um local historicamente difícil para nós, poderíamos ter um desempenho tão forte na qualificação e confirmar isso durante a corrida”, explicou. “Estou muito contente pela equipe, muito satisfeito com Lando. Acredito que ele demonstrou o nível de competitividade que pode alcançar. Sempre soubemos disso”, frisou Stella. “Ele foi absolutamente impecável neste final de semana. Foi uma pena para Oscar, pois ele tinha uma performance capaz de garantir um lugar no pódio e até pressionar Max. Infelizmente, ele ficou preso atrás de Leclerc e não conseguiu ultrapassar.”
A vitória de Norris registrou a maior margem em qualquer corrida desta temporada, acabando com a sequência de triunfos de Verstappen em casa. “A margem foi realmente incrível”, declarou Brown, CEO da McLaren, à Sky Sports F1. “Lando pilotou de forma impecável, a equipe fez um trabalho excelente, a estratégia foi perfeita. Estivemos próximos de colocar ambos no pódio, mas foi uma grande vitória, ainda mais com a volta mais rápida no final.” Os elogios de Brown se estenderam a todo o trabalho realizado em Zandvoort.
“Sabíamos que éramos rápidos durante todo o fim de semana, então não estou surpreso, mas estou encantado com a magnitude da diferença. Lando controlou o carro com grande facilidade, o que foi fantástico de ver”, destacou. “Estava evidente que ele era mais veloz, então foi muito gratificante vê-lo ultrapassar na pista, pois naquele momento estávamos planejando estratégias de paradas nos boxes e estratégias de ultrapassagem, mas foi gratificante vê-lo voar por Verstappen e se distanciar. Ele conseguiu controlar a corrida com maestria, e agora veremos o que acontece em Monza (neste fim de semana)”.
*Com informações do Estadão Conteúdo
Por Marcelo Bamonte
Comentários Facebook