DPT de Teixeira é ponto de coleta para a Campanha Nacional de identificação de desaparecidos: Saiba mais

Publicado:

Teixeira de Freitas: Em uma ação que traz esperança para famílias em busca de seus entes queridos, a Bahia se une à Campanha Nacional de Coleta de DNA de familiares de pessoas desaparecidas. Coordenada pelo Ministério da Justiça e executada pelo Departamento de Polícia Técnica (DPT), a iniciativa visa ampliar o banco de dados genéticos e facilitar a identificação de corpos não identificados.

A campanha terá início em 26 de agosto e se estenderá até o dia 30, com pontos de coleta distribuídos em todo o estado, incluindo a 8ª Coordenadoria Regional de Polícia Técnica (CRPT) de Teixeira de Freitas.

“A 8ª CRPT de Teixeira de Freitas será um ponto de coleta para essa campanha. Convido a todos que tenham algum familiar desaparecido a procurar nossa unidade para realizar a coleta de DNA. Essa ação é de extrema importância para trazermos paz e respostas para essas famílias”, afirmou o coordenador da Macro Regional Extremo Sul, Eder Amorim. Ele informou também que Teixeira de Freitas fará a coleta das cidades que compõem a 8ª CRPT (Teixeira, Alcobaça, Caravelas, Prado, Mucuri, Nova Viçosa, Itanhém, Vereda, Ibirapuã, Lajedão, Medeiros Neto, Jucuruçu e Itamaraju).

De acordo com Luis Rogério, perito criminal de Genética Forense e representante da Bahia no Projeto, a coleta de DNA dos familiares é essencial para a comparação com os perfis genéticos de corpos não identificados encontrados em todo o país. Ele explicou que com essa iniciativa, as chances de identificar pessoas desaparecidas aumentam significativamente, trazendo o conforto da identificação para as famílias.

Como participar:

Para participar da campanha, os familiares de pessoas desaparecidas devem:

1. Registrar um boletim de ocorrência.

2. Comparecer à 8ª CRPT de Teixeira de Freitas ou a outro ponto de coleta mais próximo, munido de documentos de identificação.

3. Realizar uma entrevista com a equipe da Polícia Técnica.

4. Coletar material biológico para a realização do exame de DNA.

A coleta de DNA é um procedimento simples e indolor, e o resultado do exame pode levar alguns meses. No entanto, a identificação de um ente querido pode trazer um grande alívio para a família e ajudar a encerrar um capítulo doloroso.

Importância da campanha:

A campanha de coleta de DNA é uma iniciativa fundamental para combater o problema dos desaparecimentos no Brasil. Ao ampliar o banco de dados genéticos, as autoridades policiais podem identificar mais rapidamente corpos não identificados e auxiliar as famílias na busca por seus entes queridos.

“Embora seja uma notícia difícil de receber, a identificação de um familiar desaparecido, mesmo que após muitos anos, traz um desfecho para as buscas da família. É uma forma de dar um destino digno aos nossos entes queridos”, destacou Luis Rogério.

Dúvidas e informações podem ser enviadas via WhatsApp (73) 3232-4518 ou no endereço Av. Euclides da Cunha, nº 01, Nova Teixeira – Complexo Policial de Teixeira de Freitas.

Por: Lenio Cidreira/Liberdadenews

Comentários Facebook

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Ex-deputado dos EUA e filho de brasileiros, George Santos é preso após se entregar à Justiça americana

Nesta sexta-feira, 25, George Santos, ex-deputado dos Estados Unidos e filho de imigrantes brasileiros, entregou-se às autoridades e foi preso. Ele já havia...

Feminicida ameaçou mulher e vizinho em mensagem: “Vocês vão pagar”

A história trágica de Joice Daniela de Azevedo Vieira, 29 anos, é marcada por ameaças e desespero. O autor do feminicídio, Flavio André...

Nikolas Ferreira pode perder mandato e ficar inelegível por oito anos após Justiça Eleitoral acatar denúncia

Um novo capítulo na política mineira promete agitar os ânimos. A Justiça Eleitoral de Minas Gerais acatou uma denúncia do Ministério Público Eleitoral...