Centenas de Candidatos Utilizam Nomes de Lula e Bolsonaro Nas Eleições
O Tribunal Superior Eleitoral autoriza os candidatos a utilizarem apelidos e nomes pelos quais são reconhecidos para concorrer nas eleições. Dessa forma, muitos postulantes escolheram nomes em referência ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) neste pleito.
Um levantamento feito pelo Metrópoles apontou que 282 candidatos nas eleições de 2024 estão adotando um dos dois polos políticos. A análise se baseou em dados do TSE, considerando candidatos que adotaram nomes de urna com os termos “Lula”, “Lulinha”, “Bolsonaro” e “bolsonarista”.
Nas eleições de 2022, Lula e Bolsonaro foram concorrentes na disputa pelo Palácio do Planalto. O pleito foi marcado por polarização, refletindo-se no percentual de votos. Segundo informações do TSE, Lula saiu vitorioso no segundo turno com 50,9% dos votos, contra 49,1% de Jair Bolsonaro, em uma diferença de 2,13 milhões de votos.
Entre os 78 candidatos com nome de urna relacionado ao ex-presidente, apenas cerca de 9% possuem o sobrenome. Esse grupo inclui Carlos Bolsonaro (PL-RJ), que busca mais um mandato na Câmara de Vereadores do Rio de Janeiro, e Jair Renan (PL-SC), que concorre ao cargo de vereador em Balneário Camboriú (SC).
Já dos 194 candidatos que adotarão “Lula” ou “Lulinha” nas urnas, somente 1,55% possuem o nome registrado assim no documento de nascimento.
Compartilhe esse artigo:
Comentários Facebook