Faltando pouco mais de dois meses para as eleições municipais, o presidente do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA), o desembargador Abelardo Paulo da Matta Neto, esteve presente em uma reunião institucional com a ministra Cármen Lúcia, presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), realizada em Brasília, na última quarta-feira (31).
Representantes dos Tribunais Eleitorais de todo o Brasil marcaram presença nesse encontro. Além do presidente do TRE-BA, estavam presentes a secretária-geral da Presidência, Maria do Socorro Carvalho, e o secretário de Tecnologia da Informação, André Cavalcante. O encontro abordou vários temas, incluindo a segurança das eleições, o combate à desinformação e o uso de inteligência artificial nas campanhas eleitorais.
Um dos pontos em destaque na discussão foi a utilização do Janus, um sistema de automação processual e inteligência artificial desenvolvido pelo TRE-BA e adotado por 26 dos 27 Tribunais Eleitorais. Na Bahia, esse sistema já está sendo empregado no julgamento de registros de candidaturas, na prestação de contas e em outras atividades relacionadas ao processo eleitoral.
Paralelamente à reunião dos presidentes dos TREs, os assessores de comunicação dos Tribunais Eleitorais se reuniram para debater estratégias de comunicação para as Eleições Municipais que ocorrerão em outubro. Durante o encontro, foram discutidas as campanhas que serão lançadas, as ações de combate à desinformação e o lançamento e operação do aplicativo de denúncias conhecido como Pardal.
Comentários Facebook