Cinquenta universitários deram início a uma jornada transformadora nesta segunda-feira (19), ao participarem da primeira edição do Deputado Jovem Universitário 2024 (Programa Estágio Legislativo). O programa, fruto de uma parceria entre a Secretaria da Educação do Estado (SEC) e a Assembleia Legislativa da Bahia (Alba), oferece aos estudantes uma imersão nas práticas legislativas, envolvendo desde a criação de projetos de lei até a representação da sociedade baiana. Nesse primeiro dia, os jovens conheceram a estrutura da Alba e participaram de atividades voltadas ao entendimento do processo legislativo.
Nesta terça-feira (20), às 9h, ocorre a cerimônia de posse, a partir da qual os estudantes começarão a atuar como parlamentares. Eles serão introduzidos a etapas como a formação de chapas eleitorais e a constituição da Mesa Diretora. Além disso, participarão de discussões e votações de propostas em comissões e no plenário, seguindo regras semelhantes às do processo legislativo real.
A experiência vai além da simulação, pois coloca os jovens como protagonistas, oferecendo a chance de apresentarem suas ideias, influenciarem decisões e vivenciarem a cidadania na prática. A jornada parlamentar, que se estende até quinta-feira (22), permite que os estudantes assumam papéis de liderança, proponham soluções e exercitem suas habilidades críticas e de negociação.
De acordo com Larissa Lima, coordenadora de Políticas para a Juventude em Processos Educacionais da SEC, os participantes passarão por diversas atividades. “Os jovens foram selecionados através de um processo no qual criaram projetos de lei baseados nas necessidades de suas regiões. Durante quatro dias, participarão da eleição da Mesa Diretora e da divisão das comissões temáticas, relacionadas aos temas trazidos em seus projetos de lei, entre outras atividades”, explicou.
Para Larissa Reis, de 19 anos, estudante de Letras da Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc) e residente em Camacã, a expectativa é alta. “É um orgulho estar ocupando esse espaço. Isso agrega tanto à nossa formação acadêmica quanto ao nosso desenvolvimento pessoal e profissional”, afirmou.
Além da prática parlamentar, o programa oferece palestras, aulas e oficinas para preparar os jovens para os desafios legislativos. Antes mesmo de começar o estágio, os universitários já se dedicaram à elaboração de propostas de lei voltadas à solução de problemas em suas comunidades, aprimorando suas habilidades argumentativas e preparando-se para a negociação e construção de consensos dentro do ambiente legislativo.
Comentários Facebook