Fábio defende dois pênaltis, Fluminense supera o Grêmio e avança para as quartas da Libertadores

Publicado:

Em um Maracanã repleto de torcedores, o Fluminense, atual detentor do título da Libertadores, garantiu sua passagem para as quartas de final da competição ao vencer, nas penalidades, o Grêmio. O time carioca havia perdido o jogo de ida por 2 a 1. No confronto desta terça-feira (28), a equipe comandada por Mano Menezes marcou dois gols, com o capitão Thiago Silva e John Arias, ambos no primeiro tempo. Na segunda etapa, o Grêmio diminuiu a diferença com Gustavo Nunes, levando a partida para os pênaltis após o empate no placar agregado. O goleiro Fábio se destacou ao defender duas cobranças dos gaúchos, de Nathan e Cristaldo, assegurando a classificação do Fluminense com uma vitória por 4 a 2 nas penalidades. Após cair diante do Corinthians na Copa do Brasil nos pênaltis, o Grêmio sofreu mais uma eliminação nas cobranças.

O desenrolar da partida

O Fluminense entrou em campo com seus principais talentos descansados: o meia Ganso e o atacante Arias, além de contar com quase metade do time titular modificada. Thiago Santos atuou como zagueiro devido à lesão de Ignácio, Guga ocupou a lateral esquerda e Martinelli assumiu a vaga de Alexsander, que foi negociado com o futebol árabe. Com a vantagem mínima do placar de 2 a 1 conquistada no Couto Pereira, o Grêmio apostava em uma marcação forte com três zagueiros e em contra-ataques liderados por Soteldo, Pavón e o artilheiro dinamarquês Braithwaite. Os cariocas iniciaram pressionando, porém, as finalizações eram precipitadas e sem perigo. Foi a partir de um escanteio que a história do jogo começou a mudar. Aris cobrou para dentro da área, onde Thiago Silva, vindo de trás, cabeceou para o gol. O chute do capitão foi indefensável, gerando euforia no estádio lotado. Com apenas 14 minutos de jogo, a vantagem dos gaúchos foi anulada. A definição da vaga ficou em aberto, com o ambiente totalmente favorável para o atual campeão.

Thiago Silva, jogador do Fluminense, comemora a classificação ao lado de Jhon Arias, colega de equipe, durante a partida contra o Grêmio no estádio do Maracanã, pela Copa Libertadores 2024. O Grêmio só decidiu jogar depois de perder a sua vantagem. No primeiro ataque, desperdiçou uma boa cobrança de falta e permitiu um contra-ataque que resultou em uma finalização de Arias – que ia para fora – mas foi desviada com o braço por Dodi. O árbitro consultou o VAR para averiguar se o toque foi intencional ou no ombro, e após uma longa avaliação, o pênalti foi assinalado. Arias converteu com categoria, ampliando para 2 a 0. A necessidade de fazer pelo menos um gol fez o técnico Renato Gaúcho desfazer o esquema com três zagueiros, sacrificando Kannemann. Na segunda etapa, no primeiro minuto, Ganso acertou a trave com um toque sutil, mostrando que o Fluminense não abriria mão de atacar. Mais ousado, o Grêmio finalmente ameaçou o gol de Fábio com duas boas oportunidades por Gustavo Nunes. Fábio defendeu a primeira finalização, e o atacante errou o desvio na segunda, livre na pequena área, lamentando a chance desperdiçada. O jogo, emocionante, foi para os pênaltis, onde o Fluminense definiu a vitória.

FICHA TÉCNICA
FLUMINENSE 2 (4) X (2) 1 GRÊMIO
FLUMINENSE – Fábio; Samuel Xavier, Thiago Silva, Thiago Santos (Felipe Melo) e Guga (Esquerdinha); André, Martinelli (Nonato) e Ganso; Arias, Serna (Lima) e Kauã Elias (John Kennedy). Técnico: Mano Menezes.
GRÊMIO: Marchesín; Gustavo Martins, Jemerson e Kannemann (Cristaldo); João Pedro, Villasanti, Dodi (Monsalve), Soteldo (Nathan) e Reinaldo; Pavón (Gustavo Nunes) e Braithwaite (Arezo). Técnico: Renato Gaúcho.
GOLS – Thiago Silva, aos 14′, e Arias, aos 22′ do primeiro tempo; Monsalve, aos 31′.
DECISÃO DE PÊNALTIS – Thiago Silva, John Kennedy, Lima e Arias (Fluminense); Reinaldo e Monsalve (Grêmio).
CARTÕES AMARELOS – Jemerson, Dodi e Soteldo (Grêmio); John Kennedy, Guga e Kauã Elias (Fluminense).
ÁRBITRO – Andres Matonte (URU).
RENDA – R$ 1.809.068,50.
PÚBLICO – 46.757 presentes.
LOCAL – Maracanã, no Rio.
*Com informações do Estadão Conteúdo
Publicado por Sarah Américo

Comentários Facebook

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Palmeiras negocia Richard Ríos por R$ 195 milhões na maior contratação da história do Benfica

Um dos grandes capítulos do futebol brasileiro está prestes a ser escrito, com o Palmeiras fechando a transferência do talentoso volante colombiano Richard...

Agenda L!: curtinhas do Bahia do dia 20/7/2025

Neste domingo, as atenções se voltam para o Tricolor, que embarca rumo à Colômbia após um empate tenso contra o Fortaleza. O Bahia...

Agenda do Ceará hoje (20/07/2025); curtinhas do L!

Neste domingo, 20 de julho de 2025, o Ceará parte para um desafio vital no Campeonato Brasileiro, enfrentando o Internacional fora de casa,...