Filhos, irmã e nora: saiba quem são os “nepo babies” da eleição

Publicado:

Dentro da lista de candidatos para vereador e prefeito, é possível identificar alguns sobrenomes conhecidos. A presença dos “nepo babies” nas Eleições de 2024 se destaca com a participação de filhos, esposa, nora e irmã de alguns políticos famosos no país.

O termo “nepo baby” é uma junção de “nepotismo” e “baby”, traduzindo livremente como “filho do nepotismo”. Essa expressão surgiu nos Estados Unidos e faz referência a filhos de artistas que alcançaram destaque na indústria.

No cenário político brasileiro, um exemplo é Jair Renan Bolsonaro (PL), filho do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), concorrendo a vereador em Balneário Camboriú (SC). Na votação, o filho conhecido como “04” do ex-presidente adotará o nome do pai, apresentando-se como Jair Bolsonaro.

Carlos Bolsonaro (PL), outro filho do ex-presidente, também lançou sua candidatura visando a reeleição como vereador no Rio de Janeiro (RJ), tentando assegurar seu sexto mandato consecutivo.

Em outra vertente política está Rafaela Fávaro (PSD), que assume a posição de vice na chapa do PT para concorrer à prefeitura de Cuiabá, capital de Mato Grosso. Rafaela é filha do ministro Carlos Fávaro (PSD), da Agricultura e Pecuária.


lula rafaela fava

5 imagens

Deputado estadual Rogério Barra, filho de Éder Mauro, e Tatiane Coelho

O ex-presidente Jair Bolsonaro e Carlos Bolsonaro
Márcio França, Lúcia França e Lula

Ampliando o leque de exemplos, em Belém (PA), surge um caso interessante envolvendo o deputado federal Éder Mauro (PL), cuja vice será a própria nora, a médica Tatiane Coelho (PL).

Já em relação a São Paulo (SP), Lúcia França (PSB), esposa do ministro Márcio França (Empreendedorismo, da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte), concorre como vice-prefeita na chapa de Tabata Amaral (PSB) na capital.

Em Fortaleza (CE), Gabriella Aguiar (PSD) é vice na campanha do petista Evandro Leitão, apoiado por Lula, para a prefeitura. Gabriella é filha do ex-vice-governador Domingos Filho e da prefeita de Tauá (CE), Patrícia Aguiar.

Na mesma disputa pela capital cearense, temos Alcyvania Pinheiro (PL), irmã do vereador Jorge Pinheiro (PSDB), como vice do deputado federal André Fernandes (PL).

Comentários Facebook

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

De embaixadores a Trump: as homenagens de distritais a estrangeiros

Nos últimos quatro anos, a Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF) se tornou um palco de homenagens a diversas personalidades internacionais. Entre as...

Ação que troca pedalada por carga no Bilhete Único tem 3 mil inscritos

Em São Paulo, a lei municipal 16.547/2016 abriu as portas para um novo conceito de mobilidade. Ela estipulou a possibilidade de remunerar ciclistas,...

Ricardo Lima, presidente da FBF, ressalta importância do Campeonato Intermunicipal: “Se torna um trabalho social”

No lançamento do Campeonato Intermunicipal Ednaldo Rodrigues 2025, Ricardo Lima, presidente da Federação Bahiana de Futebol (FBF), destacou o papel vital dessa competição,...