Marujada de São Benedito (liderada pelo mestre Joãozinho Batista) e o grupo de lutas dos Mouros e Cristãos (liderado pelo mestre João Geraldo) representaram a cultura do município de Alcobaça em Saubara, no Recôncavo baiano, num evento realizado nos dias 02, 03 e 04 de agosto.
O XI Encontro de Cheganças, Marujadas, Mouros e Cristãos da Bahia surgiu da iniciativa da Chegança Fragata Brasileira de Saubara e da Rede de Cheganças, Marujadas e Embaixadas da Bahia, coordenada pelo mestre Rosildo Rosário.
O principal objetivo do encontro foi fortalecer a luta pelos direitos da cultura popular e, consequentemente, da comunidade cultural. Um dos principais feitos da Rede foi o mapeamento dos grupos existentes e ativos na Bahia, resultando no reconhecimento como Patrimônio Imaterial do Estado em 2019. Agora, esses grupos buscam o reconhecimento nacional, unindo-se a outros estados como Alagoas, Ceará, Minas Gerais, dentre outros.
Os grupos alcobacenses já participam desse encontro desde 2019, incorporando a experiência e representatividade ao calendário anual. O evento, que já é parte importante do calendário cultural do estado da Bahia, contou este ano com a presença de 24 grupos de diversas cidades da Bahia, além de representantes de outros estados. O encontro também teve a presença de autoridades, como o senhor Tião Soares (Diretor Nacional de Cultura Popular), representando o Ministério da Cultura, e outros representantes da SECULT Bahia.
Segundo o Diretor de Cultura de Alcobaça, Romário dos Santos, “essa participação é considerada um ato importante para a valorização e conexão da cultura popular de Alcobaça com as iniciativas e políticas públicas do estado”, disse.
Para o Serginho Figueiredo, Secretário de Turismo, Esporte e Cultura de Alcobaça, “a participação dos grupos locais nesses encontros tem ocorrido, ano após ano, desde 2020, como resultado do compromisso da atual gestão municipal para consolidar a importância da cultura popular na formação da nossa identidade alcobacense”, destacou.
Comentários Facebook