Herman Benjamin e Luis Felipe Salomão assumem presidência do STJ nesta quinta-feira

Publicado:

O comando do Superior Tribunal de Justiça (STJ) passa a ser assumido por novas lideranças a partir desta quinta-feira (22). Os ministros Herman Benjamin e Luis Felipe Salomão foram eleitos para o biênio de 2024 a 206 e oficializam suas posições como presidente e vice-presidente, em cerimônia marcada para as 17h de hoje.

Nesse período, eles também estarão à frente do Conselho da Justiça Federal (CJF), sucedendo a ministra Maria Thereza de Assis Moura e o ministro Og Fernandes, respectivamente.

**Currículo**

Herman Benjamin, nascido na Paraíba, graduado em direito pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, com mestrado em direito pela Universidade de Illinois, nos Estados Unidos, e doutorado pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), destaca-se como jurista nas áreas do direito ambiental e do direito do consumidor.

Com uma trajetória no Ministério Público de São Paulo ao longo de 24 anos, Benjamin é autor de diversos livros, ensaios e artigos jurídicos, além de lecionar no Brasil e no exterior. Desde 1995, é professor visitante da Faculdade de Direito da Universidade do Texas, nos Estados Unidos, e já ministrou aulas em instituições renomadas, como a Faculdade de Direito de Illinois e a Universidade Católica de Louvain-la-Neuve, na Bélgica. Além disso, é fundador e codiretor da Revista de Direito Ambiental, publicada desde 1995.

**Luis Felipe Salomão**, que ocupou o cargo de corregedor nacional de Justiça no último biênio, é ministro do STJ há 15 anos e membro da Corte Especial, com destaque em julgamentos de direito privado.

No âmbito legislativo, presidiu a comissão de juristas do Senado, que propôs a legislação que ampliou a arbitragem e instituiu a mediação no Brasil (Leis 13.129/2015 e 13.140/2015). À frente da comissão responsável pelo anteprojeto de reforma do Código Civil, entregue recentemente, Salomão vem construindo uma sólida reputação no meio jurídico.

Comentários Facebook

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Estudo analisa 500 mil posts em 205 grupos e explica como nasceu o 8/1

Em um marco investigativo, a Universidade Federal do Rio de Janeiro desvendou os meandros sociais que impulsionaram os ataques de 8 de janeiro...

Integrante de grupo que fraudava imposto fingia ser servidor público

No coração de Goiás, uma teia de fraudes se desenrolava sob os olhos descuidados da sociedade. O Ministério Público de Goiás (MPGO) desmantelou...

O que acontece com o Corinthians após impeachment de Augusto Melo

Neste sábado, 9 de agosto, o Corinthians viveu um momento decisivo: Augusto Melo foi afastado de forma definitiva da presidência, resultado da forte...