Herman Benjamin e Luis Felipe Salomão assumem presidência do STJ nesta quinta-feira

Publicado:

O comando do Superior Tribunal de Justiça (STJ) passa a ser assumido por novas lideranças a partir desta quinta-feira (22). Os ministros Herman Benjamin e Luis Felipe Salomão foram eleitos para o biênio de 2024 a 206 e oficializam suas posições como presidente e vice-presidente, em cerimônia marcada para as 17h de hoje.

Nesse período, eles também estarão à frente do Conselho da Justiça Federal (CJF), sucedendo a ministra Maria Thereza de Assis Moura e o ministro Og Fernandes, respectivamente.

**Currículo**

Herman Benjamin, nascido na Paraíba, graduado em direito pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, com mestrado em direito pela Universidade de Illinois, nos Estados Unidos, e doutorado pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), destaca-se como jurista nas áreas do direito ambiental e do direito do consumidor.

Com uma trajetória no Ministério Público de São Paulo ao longo de 24 anos, Benjamin é autor de diversos livros, ensaios e artigos jurídicos, além de lecionar no Brasil e no exterior. Desde 1995, é professor visitante da Faculdade de Direito da Universidade do Texas, nos Estados Unidos, e já ministrou aulas em instituições renomadas, como a Faculdade de Direito de Illinois e a Universidade Católica de Louvain-la-Neuve, na Bélgica. Além disso, é fundador e codiretor da Revista de Direito Ambiental, publicada desde 1995.

**Luis Felipe Salomão**, que ocupou o cargo de corregedor nacional de Justiça no último biênio, é ministro do STJ há 15 anos e membro da Corte Especial, com destaque em julgamentos de direito privado.

No âmbito legislativo, presidiu a comissão de juristas do Senado, que propôs a legislação que ampliou a arbitragem e instituiu a mediação no Brasil (Leis 13.129/2015 e 13.140/2015). À frente da comissão responsável pelo anteprojeto de reforma do Código Civil, entregue recentemente, Salomão vem construindo uma sólida reputação no meio jurídico.

Comentários Facebook

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

GDF cria política distrital de atenção ao desaparecimento de pessoas

O governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), anunciou a criação da Política Distrital de Atenção Humanizada ao Desaparecimento de Pessoas. O decreto...

AL-BA aprova reajuste de R$ 700 para vantagens dos servidores e criação de cargos comissionados no TJ-BA

A Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA) aprovou, na sessão de terça-feira (2), dois importantes projetos de lei para o Poder Judiciário. O Projeto...