Justiça nega pedido do MP Eleitoral de suspender candidatura de Boulos

Publicado:

O juiz da 1ª Zona Eleitoral de São Paulo, Antonio Maria Patiño Zorz, rejeitou, na última sexta-feira (16/8), um pedido feito pelo Ministério Público Eleitoral para suspender o registro da candidatura de Guilherme Boulos (PSol) à Prefeitura de São Paulo.

A determinação do magistrado exige que o MP Eleitoral faça ajustes em sua solicitação de suspensão da candidatura dentro de cinco dias.


lula boulos convencao psol 2

10 imagens

Boulos, Marta Suplicy e Lula em evento da filiação de Marta ao PT, em São Paulo

Lula olha em direção a Boulos, que está entre os ex-prefeitos de SP Fernando Haddad, Luiza Erundina e Marta Suplicy durante convenção eleitoral
Guilherme Boulos discurso em caminhão de som na Parada LGBT+ na Avenida Paulista, em São Paulo
Fernando Haddad e Guilherme Boulos utilizando "pulseirinhas da amizade"
Guilherme Boulos, uma figura política e ativista brasileiro conhecido por sua participação em causas sociais e movimentos de esquerda, tem sido destaque em diversos eventos políticos ao longo dos anos. Recentemente, imagens de Boulos ao lado de Marta Suplicy e outros políticos têm circulado, evidenciando sua presença constante no cenário político nacional. Uma dessas fotos o mostra junto a Lula durante a convenção do PSOL e do PT, oficializando a chapa em São Paulo.

Outra imagem relevante é a de Boulos, Marta Suplicy e Lula em um evento de filiação de Marta ao PT, também na capital paulista. Esses momentos políticos demonstram a articulação e o apoio mútuo entre lideranças progressistas no país. Além disso, uma foto mostra Lula direcionando o olhar a Boulos, que está acompanhado dos ex-prefeitos de São Paulo, Fernando Haddad, Luiza Erundina e Marta Suplicy durante uma convenção eleitoral.

Boulos também marcou presença na Parada LGBT+ na Avenida Paulista, onde fez um discurso em um caminhão de som, demonstrando seu apoio e engajamento em pautas relacionadas à diversidade e inclusão. Outra foto interessante é a de Fernando Haddad e Guilherme Boulos usando “pulseirinhas da amizade”, simbolizando a união e parceria entre os dois políticos.

Por fim, uma imagem que chama atenção é a de Boulos ao lado de Marta Suplicy, que juntos representam diferentes gerações e trajetórias políticas, unidos por um objetivo comum. A variedade de eventos e situações em que Boulos tem marcado presença reforça sua atuação ativa e sua relevância no cenário político atual, despertando interesse e debates na sociedade sobre os rumos do país e as questões que permeiam a agenda política nacional.Guilherme Boulos, representante do PSol em São Paulo, teve questões discutidas durante uma sessão do Conselho de Ética da Câmara. O juiz destacou a seriedade envolvida na suspensão de uma candidatura e o impacto irreversível que essa decisão poderia provocar, especialmente considerando que o processo de investigação da Justiça Eleitoral pode ser significativamente mais demorado do que o procedimento de registro.

Entendendo a ação movida contra Boulos, o Ministério Público Eleitoral menciona a participação do político em um evento de lançamento, em 16 de dezembro de 2013, das obras da Copa do Povo realizadas pelo programa Minha Casa, Minha Vida. De acordo com o promotor Fabiano Augusto Petean, a presença do deputado federal nesse evento sugeria uma imagem favorável de possível candidato futuro, o que, segundo ele, violaria as normas eleitorais de igualdade entre os concorrentes.

A representação inicial foi feita pelo partido Cidadania. No entendimento do Ministério Público Eleitoral, os limites foram ultrapassados, pois, apesar de Boulos ter mencionado sua participação como deputado federal, não teria dissociado sua figura parlamentar de sua postura como pré-candidato na época.

O documento do MP Eleitoral ainda ressalta outro episódio, ocorrido em 1º de maio de 2024, na cidade de São Paulo, no qual o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva menciona diretamente Guilherme Boulos e encoraja as pessoas a votarem no então pré-candidato. Em relação a esse evento, o MP Eleitoral recebeu denúncias do vereador Rubinho Nunes (União Brasil) e de pelo menos seis deputados federais, além de reclamações do Partido Novo e do MDB.

A ação do MP Eleitoral também destaca a distribuição de brindes promocionais de candidatura durante o referido evento. Para o promotor, há indícios claros de abuso de direito por parte de Boulos, que, sob pretexto de impulsionar sua pré-campanha, efetivamente iniciou sua campanha eleitoral, utilizando recursos financeiros não declarados, possivelmente provenientes de fontes questionáveis.

Questionada pelo Metrópoles, a equipe de campanha de Guilherme Boulos reiterou a decisão judicial de negar o pedido do Ministério Público Eleitoral.

Comentários Facebook

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

STJ: ex-deputado vai ter que pagar R$ 40 mil a “funcionário fantasma”

Na mais recente decisão do Superior Tribunal de Justiça (STJ), a 3ª Turma determinou que o ex-deputado estadual Basílio Zanusso pague R$ 40...

Moraes atende pedido de Bolsonaro e o autoriza a deixar residência para realizar exames médicos

O ministro do Supremo Tribunal Federal, Alexandre de Moraes, atendeu ao pedido do ex-presidente Jair Bolsonaro e autorizou sua saída da prisão domiciliar...

Juiz que atuou com Moraes no STF relata pressões e diz que chegou ao limite físico e emocional: “Não aguento mais”

Em uma reveladora mensagem de áudio datada de 14 de janeiro de 2023, o juiz Airton Vieira expôs as pressões que enfrentou durante...