Os renomados artistas Lázaro Ramos e Taís Araújo chegaram à cidade de Cachoeira, localizada a cerca de 117 km de Salvador, para prestigiar a Festa da Boa Morte, um evento que faz parte do patrimônio imaterial da Bahia.
Entrevistados durante o Jornal da Manhã, da TV Bahia, pelo repórter Kris de Lima, que está cobrindo a festividade em Cachoeira, o casal mencionou ter participado da missa no dia anterior e estavam se preparando para acompanhar a procissão.
“É algo realmente maravilhoso. Ontem foi tão incrível ver as senhoras descendo a ladeira, tão emocionante. Depois tivemos a missa, é muito significativo estar presente aqui”, disse a talentosa atriz.
A celebração da Irmandade de Boa Morte, composta por mulheres negras descendentes de escravas africanas, é um evento litúrgico da fé católica que ocorre há mais de duzentos anos, mantendo vivas as tradições religiosas e culturais de seus antepassados.
Em 2010, a celebração foi oficialmente registrada no Livro de Registro Especial de Eventos e Celebrações pelo Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (Ipac).
Com atividades iniciadas em 13 de agosto, a cidade de Cachoeira já realizou o translado da imagem de Nossa Senhora da Boa Morte, a missa em memória das irmãs falecidas, a Ceia Branca na sede da Irmandade da Boa Morte, a missa do sono de Nossa Senhora e a alvorada festiva.
Até sábado (17), a programação inclui missas, samba de roda e os tradicionais pratos como cozido, feijoada e caruru. Veja a agenda:
– 15 de agosto – Quinta-feira
6h – Alvorada festiva
10h – Missa solene de Nossa Senhora da Glória, na Igreja Matriz do Rosário. Em seguida, procissão e a posse da comissão para o ano de 2025
12h – Tradicional valsa das irmãs
13h – Feijoada na sede da irmandade, seguida de samba de roda
– 16 de agosto – Sexta-feira
18h – Cozido, seguido de samba de roda no largo D’Ajuda
– 17 de agosto – Sábado
18h – Tradicional caruru e samba de roda no largo D’Ajuda
Comentários Facebook