O indivíduo apontado como líder do comércio ilegal de drogas nos bairros do Calabar e Alto das Pombas, em Salvador, foi transferido na manhã desta quarta-feira (28) para o presídio de segurança máxima em Serrinha, localizado na região sisaleira.
A ação de transferência faz parte da “Operação Comando”, uma iniciativa realizada em conjunto pelo Ministério Público do Estado (MP-BA) e pela Secretaria de Administração e Ressocialização do Estado (Seap), por meio do Grupamento Especializado em Operações Prisionais (Geop). Anteriormente, o indivíduo estava detido no Complexo da Mata Escura, em Salvador, onde, em maio anterior, foram encontradas quantidades consideráveis de maconha e cocaína, além de dois chips de celular em sua cela.
De acordo com informações do MP-BA, mesmo estando privado de liberdade no Conjunto Penal, o indivíduo exercia influência para coordenar atividades relacionadas ao tráfico nas áreas sob sua autoridade. Além disso, o Ministério Público também descobriu que o grupo liderado por detentos do sistema carcerário da Bahia estava envolvido em crimes contra o patrimônio cometidos na orla de Salvador, tendo como alvos turistas e residentes de áreas nobres da cidade.
A estratégia utilizada envolvia a atuação de comparsas em liberdade para a prática dos delitos. A transferência, solicitada pelo Ministério Público para o Regime Disciplinar Diferenciado, foi determinada pela Vara dos Feitos Relativos a Delitos Praticados por Organização Criminosa da Comarca de Salvador.
Comentários Facebook