No Diário Oficial da União, o presidente Lula enviou oficialmente ao Senado Federal a proposta de nomeação de Gabriel Galípolo para a presidência do Banco Central nesta sexta-feira (30). Galípolo assumirá o cargo de 2025 a 2028. O anúncio da escolha do diretor de Política Monetária já tinha sido feito por Fernando Haddad, Ministro da Fazenda. O governo tem como objetivo que a sabatina de Galípolo ocorra na próxima semana, durante a última sessão de esforço concentrado no Senado, com a expectativa dos senadores de que possa acontecer na terça-feira seguinte (3).
Também nesta sexta-feira (30), Lula mencionou que, caso em determinado momento Galípolo defenda um aumento na taxa de juros, desde que haja justificativas para tal decisão, ele concordará. O presidente elogiou o diretor do Banco Central, referindo-se a ele como “extremamente competente” e “um brasileiro apaixonado pelo Brasil”.
“Ele (Galípolo) tem o perfil de alguém altamente competente e um brasileiro que realmente ama o Brasil. É um jovem super competente. Ele vai atuar com a autonomia que concedi a Meirelles, especialmente agora que possui um mandato de quatro anos, o mesmo de um presidente da República. Isso lhe dá o direito de fazer as coisas corretamente. Se precisar reduzir os juros, reduzirá. Se precisar aumentar, aumentará. Terá que dar explicações, pois o Banco Central também precisa ter metas de crescimento, caso contrário não chegaremos a lugar algum”, afirmou.
Comentários Facebook