Maré Vermelha: após alerta, venda de moluscos é proibida em SP

Publicado:

O governo de São Paulo decidiu proibir a venda de moluscos bivalves, como mariscos, mexilhões, ostras e vieiras, em todo o Estado. Isso ocorre após a recomendação de suspensão do consumo desses animais devido ao risco de contaminação por microalgas em níveis potencialmente tóxicos. A medida, publicada no Diário Oficial de terça-feira (13/8), afeta os moluscos provenientes de Peruíbe, Cananeia, Itanhaém e Praia Grande, no litoral paulista.

A decisão foi motivada pela alta concentração da microalga Dinophysis acuminata nessas cidades. Essa microalga produz toxinas que causam a Maré Vermelha, um fenômeno ambiental preocupante.

Riscos à Saúde

Os moluscos, como filtradores aquáticos, podem ser contaminados nesse contexto. O consumo desses moluscos pode resultar em problemas intestinais graves, como diarreias. Além do impacto na saúde humana, a proliferação das microalgas pode reduzir o oxigênio na água, levando à morte de peixes.

A proibição governamental é válida para moluscos bivalves retirados desde 30 de julho das quatro cidades mencionadas.

Segundo o Diário Oficial, os estabelecimentos que continuarem a vender esses moluscos estarão sujeitos a interdição cautelar, podendo receber advertências e multas.

O retorno da venda desses animais será liberado após a Secretaria de Agricultura avaliar a situação do mar na região.

O Metrópoles entrou em contato com as prefeituras das cidades afetadas. Até o momento, apenas a prefeitura de Praia Grande respondeu, informando que está monitorando o problema e que não houve registros de intoxicações relacionadas a essas microalgas nas unidades de saúde da cidade.

Comentários Facebook

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Denúncia anônima leva PM a prender suspeito com arma de uso restrito em Teixeira de Freitas

Uma denúncia anônima se tornou um ponto de virada em Teixeira de Freitas, resultando na prisão de um homem armado na noite de...

Moraes retira sigilo de decisão que autorizou operação da PF contra Bolsonaro e determinou uso de tornozeleira

Na última sexta-feira, 18 de agosto, uma decisão significativa do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), autorizou uma operação da...

Torcedor colombiano é preso por injúria racial contra Caio Paulista, do Atlético-MG

A Polícia Nacional da Colômbia prendeu um torcedor que cometeu injúria racial contra Caio Paulista, lateral do Atlético-MG, durante a partida contra o...