Viyaleta Bardzilouskaya, representante de Belarus, alcançou uma conquista histórica nesta sexta-feira ao garantir a primeira medalha de um atleta neutro nos Jogos Olímpicos de Paris-2024. Ela conquistou a medalha de prata na competição feminina da ginástica de trampolim, somando 56,060 pontos, ficando atrás da britânica Bryony Page, que obteve 56,480 pontos. O bronze ficou com Sophiane Methot, do Canadá, com 55,650 pontos.
Bardzilouskaya foi a primeira das oito ginastas a se apresentar na final da competição e liderou com a pontuação de ouro até a última apresentação de Bryony, que foi a penúltima competidora. Além da ginasta vice-campeã, outros 16 atletas de Belarus estão competindo como neutros nos Jogos de Paris. Rússia e Belarus estão impedidas de participar de eventos esportivos coletivos na Olimpíada francesa devido aos conflitos na Ucrânia.
Atletas de esportes individuais com passaportes russos ou bielorrussos foram autorizados a competir como neutros, sob a condição de terem se classificado e sido aprovados para participar dos Jogos Olímpicos. Bardzilouskaya, de apenas 19 anos, ficou dois anos sem competir internacionalmente devido às sanções da Federação Internacional de Ginástica após o início dos conflitos com a Ucrânia em fevereiro de 2022.
Somente neste ano ela foi liberada para competir em eventos da Copa do Mundo, com o objetivo de acumular pontos suficientes para se qualificar para os Jogos, sendo aprovada como membro da equipe de atletas neutros em junho.
*Com informações do Estadão Conteúdo
Publicado por Fernando Keller
Comentários Facebook