O presidente de El Salvador, Nayib Bukele, teve uma reunião com o fundador da empresa de mercenários Blackwater e conselheiro de Donald Trump, Erik Prince. A confirmação do encontro foi feita por Bukele em uma publicação no X neste sábado (18/8).
A pauta discutida durante a reunião não foi divulgada. No entanto, Prince elogiou as ações rígidas de Bukele em El Salvador, como a criação da prisão de segurança máxima CECOT, que contribuiu para a redução da violência no país.
“Não estou surpreso, mas estou indignado que o Departamento de Estado dos EUA ainda classifique El Salvador como um país extremamente perigoso, como se fosse uma zona de guerra”, afirmou Prince.
Prince destacou a prisão de segurança máxima inaugurada durante a gestão de Bukele como algo “impressionante” e prometeu retornar ao país para trazer “boas notícias”.
“A CECOT é realmente impressionante e eu voltarei com boas notícias de que é possível reverter o caos”, declarou Prince, sem especificar o motivo de seu retorno a El Salvador.
@realErikDPrince pic.twitter.com/1CXhrAVqsv
— Nayib Bukele (@nayibbukele) August 18, 2024
Quem é Erik Prince?
Erik Prince, ex-oficial da Marinha dos EUA, tornou-se conhecido após fundar a empresa de mercenários Blackwater, posteriormente renomeada como Academi em 2009.
Durante anos, a Blackwater firmou contratos bilionários com o governo dos EUA e prestou serviços em diversos conflitos ao redor do mundo.
A atuação dos mercenários da Blackwater ganhou notoriedade, em especial no Iraque, quando membros da empresa mataram 17 civis iraquianos no conhecido caso do massacre da Praça Nisour.
Por sua extensa história no universo dos mercenários, Prince foi acusado de tentar intervir em vários países por meio de seu exército privado, como supostamente apoiar um golpe na Líbia e ter ligações com o Grupo Wagner.
Prince deixou a liderança da Blackwater por volta de 2010, mas ainda está ativo no mundo dos mercenários.
Comentários Facebook