Segundo a Federação Internacional do Automóvel (FIA), as autoridades da Fórmula 1 poderão responder a críticas e reclamações feitas por pilotos e membros das equipes de automobilismo. Uma modificação no Código Desportivo Internacional (ISC, sigla em inglês) dá autorização aos comissários, que atuam como árbitros na F1, para agir de forma contundente contra eventuais abusos verbais.
A mudança no código foi divulgada por Mohammed Ben Sulayem, presidente da FIA, através das redes sociais. O aviso alerta os pilotos e engenheiros a terem mais cuidado com suas comunicações pelo rádio durante as corridas da F1, uma vez que todas as conversas serão monitoradas.
Dessa forma, críticas e reclamações sobre decisões da FIA serão passíveis de punição se forem identificadas. A alteração no código não leva em consideração que muitas conversas por rádio ocorrem em momentos de grande adrenalina devido à corrida. Além das comunicações por rádio, as entrevistas coletivas de imprensa também estarão sujeitas a esse mesmo escrutínio.
Líder da FIA
“Como resposta ao abuso verbal que nossos árbitros têm enfrentado, promovemos ajustes no ISC. Agora, nossos comissários têm a autorização para agir contra críticas e comentários negativos dentro do mundo da Fórmula 1”, enfatiza Mohammed.
Comentários Facebook