STF não vê ilegalidade em ações de Moraes; oposição orquestra impeachment

Publicado:

No dia 13, o ministro Alexandre Moraes enfrentou um vazamento de informações relacionadas às investigações do inquérito das ‘Milícias Digitais’. Essas investigações apontam para a suposta orquestração de ações por parte do ex-presidente Jair Bolsonaro e seus seguidores com o objetivo de atacar o judiciário e outras instituições.

Segundo o jornal Folha de S. Paulo, o ministro teria supostamente utilizado o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) “fora do rito” para embasar suas decisões contra aliados de Jair Bolsonaro. Moraes foi presidente do TSE durante o julgamento que resultou na inelegibilidade de Bolsonaro até 2030, por práticas abusivas de poder político e uso inadequado dos meios de comunicação.

Em resposta às acusações, o gabinete de Moraes enfatizou que o TSE, no exercício de seu “poder de polícia”, tem competência para gerar relatórios sobre atividades ilícitas, como desinformação, discursos de ódio eleitoral, tentativas de golpe de Estado e ameaças à democracia. Segundo a nota, os relatórios requeridos pelo ministro são oficiais e estão devidamente documentados nos inquéritos em curso no STF, com a participação integral da Procuradoria Geral da República.

A situação levou bolsonaristas a pedirem o impeachment do ministro. A senadora Damares Alves (Republicanos) afirmou que o senador Eduardo Girão (Novo) irá apresentar um pedido de destituição de Moraes e sugeriu que o magistrado renuncie “pelo bem da democracia”.

Posição do STF

No Supremo Tribunal Federal, a interpretação é de que todas as ações adotadas por Moraes nos inquéritos sobre fake news e milícias digitais foram realizadas de acordo com os termos regimentais, não havendo, a princípio, nenhuma ilegalidade.

Comentários Facebook

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Irmão do governador de MT morre após sofrer acidente com trator

Na manhã de 31 de julho de 2025, um trágico acidente ceifou a vida de Jamil Mendes Ferreira, irmão do governador de Mato...

Estupros e mortes por lesão corporal aumentam em SP, mostra SSP

Nos primeiros meses de 2025, São Paulo presenciou um aumento alarmante nas estatísticas de crimes. A Secretaria da Segurança Pública (SSP) revelou dados...

Estudo: vírus da Covid e da gripe podem “acordar” células cancerígenas

Um recente estudo publicado na revista Nature trouxe à tona uma descoberta surpreendente: infecções por vírus respiratórios comuns, como o da gripe e...