O Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) está investigando relatos de que agentes da Unidade de Internação de São Sebastião estão envolvidos em festas e encontros com profissionais do sexo durante os plantões, regados a bebidas alcoólicas. Esses eventos estariam acontecendo repetidamente há mais de um mês.
A coluna Na Mira descobriu que, após uma das festas organizadas pelos agentes, algumas profissionais do sexo retornaram à unidade para cobrar pagamento dos servidores responsáveis pela contratação. Foi nesse momento que outros funcionários, que não participaram das festas, tomaram conhecimento do ocorrido.
“Eles estavam mantendo relações em um dos módulos da unidade, de forma bem audível. Com isso, os próprios internos se queixavam e denunciavam aos outros agentes”, afirmou um servidor à coluna.
As festas estariam acontecendo especificamente neste módulo da unidade. Confira o vídeo abaixo:
Punição Moderada
A Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejus-DF), responsável pela administração das unidades de internação do Distrito Federal, tomou medidas punitivas contra sete servidores, como registrado no Diário Oficial do Distrito Federal (DODF) em 3 de julho deste ano. Embora os agentes tenham sido inicialmente suspensos por cinco, seis e sete dias, a decisão final resultou apenas em uma multa equivalente a 50% do salário diário para cada dia de suspensão.
Segundo investigações, outros agentes da unidade consideraram a punição muito leve. “As pessoas estavam consumindo vinho disfarçado em caixas de suco. Além disso, chamar profissionais do sexo [para a unidade] é inaceitável.”
A coluna entrou em contato com a Secretaria de Justiça e Cidadania do DF, porém até o momento da última atualização deste texto, não houve resposta por parte da instituição.
Comentários Facebook