No Dia Internacional dos Povos Indígenas, celebrado em 9 de agosto, a Suzano, maior produtora mundial de celulose e líder global na criação de bioprodutos derivados do eucalipto, reforça seu compromisso com as comunidades indígenas. A empresa destaca os resultados positivos das suas iniciativas de relacionamento com as comunidades indígenas nos municípios de Prado, Itamaraju e Alcobaça, localizados no Extremo Sul da Bahia, que estão inseridos na área de atuação da empresa.
Um dos projetos de maior relevância é o Kijêtxawê, que abrange todas as comunidades indígenas, proporcionando a doação de materiais de apoio educativo para crianças e adolescentes matriculados em escolas públicas, sejam elas estaduais ou municipais. Além disso, a Suzano desenvolve ações que incentivam a garantia de direitos e promovem um diálogo constante, realizado de maneira culturalmente sensível, pautado pela confiança e respeito mútuo.
“Todas as nossas ações são cuidadosamente planejadas em conjunto com as lideranças indígenas, respeitando as particularidades de cada comunidade e baseando-se em mapeamentos do ambiente escolar, inventários sociais e no planejamento interno da empresa. Essa abordagem abrangente permite um diálogo contínuo através de reuniões regulares com as comunidades e suas lideranças,” explica Elton Ray Silva Santiago, analista de Relacionamento Social da Suzano.
Outra ação implementada pela Suzano é a oferta de transporte, com agendas previamente organizadas para alcançar os objetivos de forma pacífica e ordenada. Essas medidas são acordadas com as lideranças indígenas, com o objetivo de facilitar o acesso e garantir que os direitos das comunidades sejam respeitados pelo poder público. A Suzano também promove um diálogo aberto e transparente com as comunidades indígenas na sua área de atuação, realizando visitas e reuniões regulares nas comunidades, além de encontros específicos quando solicitados, que podem ser realizados individualmente ou em grupo através de movimentos ou Conselhos.
“O diálogo ético e transparente que mantemos com a comunidade permite uma compreensão mais profunda dos resultados alcançados por meio dessa aproximação. Isso possibilita a identificação de demandas reais, o fortalecimento do engajamento e do relacionamento, além de ajudar no gerenciamento de impactos potenciais e reais das operações da empresa,” conclui Andreone dos Santos Souza, coordenador de Relacionamento Social da Suzano.
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