TJ-BA segue com Semana Nacional da Pessoa com Deficiência até sexta-feira

Publicado:

**TJ-BA segue com Semana Nacional da Pessoa com Deficiência até sexta-feira**

A Semana Nacional da Pessoa com Deficiência, organizada pela Comissão Permanente de Acessibilidade e Inclusão (CPAI) do Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA), teve início nesta terça-feira (27), com uma cerimônia de abertura no auditório Desembargadora Olny Silva, no prédio principal da Corte, em Salvador. O evento continuará até sexta-feira (30) com uma extensa programação.

Essa é a quinta edição do evento que comemora a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla. Durante a abertura, o desembargador Rolemberg Costa, presidente da CPAI, destacou a importância da sensibilização e da criação de um ambiente inclusivo para todos.

“É um direito fundamental que deve ser garantido não apenas às pessoas com deficiência, mas também aos idosos, obesos, crianças e outros segmentos da sociedade. Precisamos remover as barreiras para assegurar igualdade de acesso a todos”, declarou.

O promotor de Justiça do Ministério Público da Bahia (MP-BA), Fernando Gaburri, representando o procurador-geral de Justiça, Pedro Maia, enfatizou o impacto positivo que eventos como esse têm na promoção dos direitos das pessoas com deficiência. “Essas iniciativas são fundamentais para conscientizar sobre a importância de respeitar os direitos das pessoas com deficiência, garantindo que sejam consideradas membros plenos da sociedade, com os mesmos direitos e responsabilidades”, afirmou.

“A vida nos impõe desafios que requerem uma constante adaptação. É necessário estar sempre em evolução, se ajustando e buscando superar as dificuldades para que possamos progredir e crescer como indivíduos e como sociedade”, refletiu o juiz integrante da CPAI, Rilton Goés.

Essa perspectiva foi apoiada pela juíza Mariáh Passos, que também faz parte da comissão e definiu a acessibilidade como um direito essencial que vai além da infraestrutura física. “A verdadeira acessibilidade não é apenas física, mas também de acesso à informação, aos processos e às oportunidades. Todos devem ter o direito de participar plenamente da sociedade, respeitando suas individualidades e necessidades específicas”, pontuou.

Continuando com as ações e abordando o tema “A Pessoa com Deficiência e a Reforma do Código Civil”, o juiz e professor Pablo Stolze discutiu os principais desafios enfrentados pelas pessoas com deficiência no acesso à Justiça e como as iniciativas de inclusão podem auxiliá-las a superar essas barreiras.

Durante a palestra, o magistrado afirmou que “os desafios são diversos, desde a falta de acessibilidade física até a falta de compreensão sobre as necessidades específicas das pessoas com deficiência. As reformas e ações de inclusão são essenciais para garantir que todos tenham acesso justo e equitativo ao sistema jurídico”.

A cerimônia de abertura também contou com apresentações da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE), com o grupo Opaxorô Companhia de Dança.

A mesa de honra da abertura também contou com a presença da defensora pública Mônica Aragão, representando a defensora pública-geral do Estado, Firmiane Venâncio; o tenente coronel Eurico Costa Filho, representando o comandante-geral da Polícia Militar da Bahia.Na Bahia, estiveram presentes o coronel Paulo Coutinho e a delegada Patrícia Barreto, em representação da Polícia Civil da região.

Dentre os participantes, estavam os desembargadores do TJ-BA, Emílio Salomão Resedá e Soraya Moradillo; Pedro Vivas, secretário de Planejamento e Orçamento do tribunal; Thaís Felippi, diretora de 1º Grau; Vanessa Travessa, coordenadora da Ação Social; a sargento Janaína Vianna, representando o Corpo de Bombeiros Militar da Bahia; e Lucas Teles, presidente da Comissão de Acessibilidade da Ordem dos Advogados Seção Bahia.

As atividades continuarão nesta quarta-feira (28), com um ciclo de palestras abordando as “Contribuições das intervenções pedagógicas da Associação dos Amigos do Autista (AMA)”. A Semana, em parceria com a Assessoria de Ação Social, contará com uma feirinha com produtos comercializados por pessoas com deficiência e/ou instituições ligadas ao tema, apresentações musicais e rodas de conversa. Para conferir a programação completa, clique aqui.

Comentários Facebook

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Homem é preso por agressão à companheira em Teixeira de Freitas

Na noite do último sábado, 19 de julho, Teixeira de Freitas foi palco de uma situação alarmante de violência doméstica. Por volta das...

Suspeito de roubo é agredido por motoboys e preso em Salvador

No bairro de São Gonçalo do Retiro, em Salvador, um homem foi detido no último sábado (19) após uma tentativa de roubo. Armado...

Moraes manda prender mulher que furou domiciliar por quase mil vezes

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, determinou a prisão preventiva de Iraci Nagoshi, de 71 anos, após repetidos descumprimentos...