Como parte das iniciativas do Agosto Lilás, período dedicado à conscientização sobre o combate à violência contra as mulheres, a Secretaria das Mulheres do Estado da Bahia (SPM) está promovendo uma programação com diversas atividades ao longo do mês. Nesta semana, a Unidade Móvel da SPM estará disponível para oferecer suporte psicossocial e jurídico a mulheres em situação de violência de gênero em locais estratégicos da capital e do interior.
Em Salvador, a Unidade Móvel estará no estacionamento da Assembleia Legislativa da Bahia (Alba) na terça-feira (20), realizando atendimentos das 9h às 15h. Além disso, estão programadas rodas de conversa sobre os diferentes tipos de violência contra as mulheres. Na Estação da Lapa, o atendimento será realizado na quarta-feira (21), também das 9h às 15h. As mulheres que receberem assistência poderão, conforme a necessidade, ser encaminhadas para os órgãos que integram a Rede de Enfrentamento à violência contra as Mulheres.
A Secretária das Mulheres do Estado, Neusa Cadore, enfatizou a importância das ações em curso: “Na secretaria, atuamos em duas frentes fundamentais. Uma delas visa a inclusão socioprodutiva e a autonomia econômica das mulheres. A outra está focada na prevenção e combate às violências. Este é um trabalho contínuo e incansável, intensificado durante o mês de Agosto, quando realizamos a campanha do Agosto Lilás. Nosso objetivo é conscientizar as pessoas sobre o que caracteriza a violência contra as mulheres, destacar os canais de denúncia, como o Disque 180, e informar sobre a rede de atendimento disponível. Este é mais um esforço voltado para a proteção e garantia dos direitos das mulheres”, afirmou.
BARREIRAS
No interior, a próxima parada da Unidade Móvel será em Barreiras, na quinta-feira (22), das 14h às 20h, na Localidade de Vila Brasil, no Centro de Artes Marciais. No local, a equipe da SPM também irá fornecer informações sobre a Campanha “Oxe, me respeite!”, que visa a prevenção e combate ao abuso e à importunação sexual.
Em Barreiras, será apresentada a Mostra Teatral “Elas à Frente – Protagonismo Feminino no Teatro”, das 14h às 20h, no mesmo local onde estará a unidade móvel. A iniciativa conta com o apoio da SPM, por meio do Edital “Elas à Frente pelo Fim da Violência contra a Mulher”. A mostra integra a programação do Agosto Lilás e busca promover, por meio da linguagem teatral, a conscientização sobre as violências de gênero, destacando o protagonismo e o empoderamento feminino.
A REDE
A Rede de Enfrentamento à Violência contra as Mulheres conta com diversos órgãos e iniciativas, como a Casa da Mulher Brasileira; Centros de Referência de Atendimento à Mulher (CRAM); Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (DEAM); Centro de Referência de Assistência Social (CRAS); Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS); Núcleos Especiais de Atendimento à Mulher (NEAMS); Salas “Elas à Frente” da SPM; Unidades Móveis da SPM; Defensoria Pública do Estado (DPE); Ministério Público (MP); Tribunal de Justiça (TJ); Casa Abrigo; Casa de Acolhimento; Disque 180; Disque 190, além do Batalhão Maria da Penha.
Comentários Facebook