O documentário “O Contato”, dirigido por Vicente Ferraz, retrata a rotina de três famílias de diferentes etnias indígenas – Yanomami, Arapaso e Hupda – que residem em Sâo Gabriel da Cachoeira, no Amazonas. A obra terá uma pré-estreia no Cine Brasília, agendada para a próxima quarta-feira, dia 14 de agosto.
Exibindo uma cena exclusiva de “O Contato”, o **Metrópoles** compartilha um trecho do filme que destaca o líder Yanomami mencionando que “os brancos entram e devastam tudo”. O clipe também aborda que, durante a construção de estradas na região de Maturacá, muitos indígenas faleceram devido a uma epidemia transmitida pelos trabalhadores que abriram as estradas do Norte durante o período militar.
Com sua estreia nos cinemas marcada para o dia 15 de agosto, o filme teve sua estreia mundial durante a Mostra Competitiva do Festival “É Tudo Verdade 2023” e também foi exibido no ano passado no Festival Internacional do Novo Cine Latino-Americano, em Havana, Cuba. A produção é da Bang Filmes, de Juliana de Carvalho, com distribuição da Pipa Pictures.
No contexto de Brasília, está prevista uma exibição especial de “O Contato” no Cine Brasília em 14 de agosto, com início às 19h. Além da exibição do filme, a sessão incluirá um debate com o diretor Vicente Ferraz e a produtora Juliana de Carvalho.
A sessão será uma homenagem ao indigenista Bruno Pereira e ao jornalista Dom Phillips, que foram assassinados a tiros, queimados e enterrados devido ao ativismo na região do Vale do Javari, na Amazônia, em 2022.
Comentários Facebook