X, de Musk, divulga ordem sigilosa de Moraes para bloqueio de contas

Publicado:

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes ordenou, nesta terça-feira (13/8), o bloqueio de oito contas da X (antigo Twitter), incluindo a do senador Marcos do Val (Podemos-ES). Moraes também solicitou que a rede social forneça os dados de acesso, postagens de usuários, no período de março deste ano até agosto, e que apresente os registros de acessos.

A informação foi caracterizada como sigilosa e urgente pelo STF. No entanto, a X tornou pública a decisão nas redes sociais. A rede social afirmou no perfil corporativo: “Acreditamos que o povo brasileiro merece saber o que está sendo solicitado a nós”.

O documento divulgado pela X contém quatro ordens distintas. As duas primeiras solicitam o bloqueio “em até duas horas” de sete usuários. Além disso, devem disponibilizar os registros de acesso, conexões e dados telemáticos no período de 1º de abril deste ano a 17 de julho, de oito contas.

Além de Marcos do Val, a decisão de Moraes abrange a esposa do ex-deputado Daniel Silveira, Paola da Silva Daniel; o influenciador Ednardo Raposo; o engenheiro Cláudio Lu; o pastor Josias Pereira Lima; a filha de Oswaldo Eustáquio e sua mãe, Sandra; e o bolsonarista Sérgio Fischer.

Moraes determinou que a rede social envie “todos os registros de acesso e postagens” dos usuários no período de 1º de abril deste ano até o dia 15. Também devem ser fornecidas as informações de acesso à conta, incluindo sistema operacional, IP, horário e país utilizado.

O dono da X, o bilionário Elon Musk, fez uma declaração afirmando que as exigências representam “censura” e violam as leis brasileiras. Ele disse: “Isso não está certo”.

Comentários Facebook

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Bolívia em transe 

Neste domingo (17), a Bolívia se prepara para um momento decisivo em suas eleições gerais, em meio a uma crise econômica acentuada e...

Vereadora reclama de cobranças aos domingos: “Preciso meter”. Vídeo

Em Ponte Nova (MG), uma declaração de Fernanda Bitenco, vereadora do município, gerou controvérsia nas redes sociais. A parlamentar expressou sua insatisfação com...

Com bandeira de Israel, apoiadores esperam Bolsonaro em hospital

No coração de Brasília, um grupo de apoiadores de Jair Bolsonaro (PL) se reuniu em frente ao Hospital DF Star, ansiosos pela chegada...