Instituto Geográfico e Histórico da Bahia diminui atividades e alega corte nos repasses do governo estadual

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

O Instituto Geográfico e Histórico da Bahia (IGHB) afirmou que diminuiu as atividades dentro da instituição e alegou que o governo do estado realizou um corte nos repasses que eram concedidos pelo Fundo de Cultura da Bahia (FCBA). Em nota enviada nesta quinta-feira (5), o IGHB a verba que era disponibilizada pela gestão estadual representava 85% do custeio das ações do instituto.

“Sem o apoio financeiro do Governo da Bahia desde maio deste ano, o IGHB tem reduzido suas atividades em razão da falta de recursos, essenciais para a preservação e salvaguarda do patrimônio e memória do Estado. Recentemente, a diretoria do Instituto encaminhou correspondências ao Governador (ainda sem retorno) solicitando a revisão da inédita decisão da Secult. Os recursos cortados pela Secretaria de Cultura representam 85% do custeio de suas ações”, afirmou o IGHB.

Segundo a instituição, a Secretaria de Cultura do Estado excluiu o IGHB do Programa de Apoio às Ações Continuadas de Instituições Culturais, vinculado ao Fundo de Cultura da Bahia (FCBA). A justificativa seria de que o instituto estaria em desarmonia com a política estadual de cultura. 

O Bahia Notícias consultou as instituições contempladas no último edital do Programa de Apoio às Ações Continuadas de Instituições Culturais, que vai de 2024 a 2027, e, de fato, não consta o nome do IGHB.

“Pela primeira vez, em décadas, a Secretaria de Cultura do Estado excluiu o IGHB do Programa de Apoio às Ações Continuadas de Instituições Culturais, vinculado ao Fundo de Cultura da Bahia. Na decisão, que rebaixou o Instituto à condição de suplente, a Secult alegou desarmonia com a política estadual de cultura”, disse o instituto.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Esposa de Schumacher faz desabafo após 12 anos do acidente: ‘Sinto falta do Michael todos os dias’

Michael Schumacher, ex-piloto de Fórmula 1, hoje com 56 anos, não faz aparições públicas desde o grave acidente ocorrido nos Alpes franceses. O...

Google aponta Flamengo como principal interesse esportivo entre baianos; veja ranking de Bahia e Vitória

Flamengo foi o clube mais pesquisado na Bahia entre os assuntos esportivos nos últimos 12 meses, segundo...

Vini Jr. e Rodrygo aparecem em Top 5 jogadores mais desvalorizados em 2025; veja a lista

Vinícius Júnior e Rodrygo aparecem na lista dos jogadores mais desvalorizados em 2025, segundo o levantamento do Transfermarkt, site que acompanha os valores...