Lucinha do MST vai assumir presidência da Comissão Especial de Promoção da Igualdade da AL-BA

Publicado:

A deputada estadual Lucinha do MST (PT) irá assumir a presidência da recém-instalada Comissão Especial de Promoção da Igualdade da Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA). A medida foi publicada no Diário Oficial desta quinta-feira (5), após deferimento do presidente da Casa, o deputado Adolfo Menezes (PSD).

“Esta comissão é fruto de uma longa trajetória de luta dos movimentos sociais e da comunidade negra, que historicamente têm resistido às estruturas de desigualdade e racismo em nosso estado. Estamos aqui para garantir que os direitos de todos os povos e comunidades sejam respeitados e fortalecidos”, afirmou Lucinha do MST.

A comissão servirá para a construção de políticas públicas voltadas para a superação das desigualdades históricas que afetam a população negra, indígenas, quilombolas, ciganos, LGBTQIAPN+ e comunidades tradicionais. Composta por oito membros efetivos e quatro suplentes, a comissão fará a promoção de debates, audiências públicas e ações concretas em defesa da igualdade racial e dos direitos humanos na Bahia.

Lucinha do MST é natural de Eunápolis, no Extremo Sul da Bahia, ela iniciou sua militância aos 15 anos , participando das primeiras ocupações do Movimento Sem Terra (MST) no estado. Desde então, dedicou sua vida à defesa dos direitos das trabalhadoras e trabalhadores do campo e da cidade, consolidando sua liderança no MST. 

Além de atuar na direção estadual e nacional do movimento, Lucinha também foi coordenadora-geral do Acampamento de Mulheres Trabalhadoras Rurais e fez parte de organizações como a Via Campesina e a Coordenação Nacional dos Movimentos Sociais (CMS).

Atualmente, ela também atua como Secretária Nacional de Movimentos Populares do PT, articulando manifestações populares e fortalecendo a luta por políticas públicas.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Recém-nascida morre após ser amamentada em Feira de Santana

A Polícia Civil está investigando a morte de uma recém-nascida chamada Maria Helena Ribeiro, que tinha apenas um mês e meio. A tragédia...

Grupo com mais de 140 alunos tem sintomas de intoxicação alimentar após refeição no Restaurante Universitário da Univasf

Na Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), 142 alunos relataram sintomas de intoxicação alimentar após uma refeição no Restaurante Universitário. De...

Renovação de matrícula da rede estadual inicia na segunda-feira

A partir de segunda-feira, dia 17, os estudantes da rede estadual da Bahia podem iniciar o processo de renovação de matrícula. Este procedimento...