Maduro brinca e diz que queria ir ao debate nos EUA, mas que lhe ‘roubaram o avião’

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, fez uma brincadeira na terça-feira (10), ao afirmar que quase viajou para os Estados Unidos para assistir ao debate entre Kamala Harris e Donald Trump na Filadélfia, mas que seu avião foi “roubado”, fazendo referência à aeronave apreendida pelas autoridades americanas. Maduro ironizou dizendo: “Estou bastante atento ao debate desta noite, quase fui até lá”. Ele ainda acrescentou: “Se não tivessem roubado o avião na República Dominicana, eu teria ido”.

A aeronave em questão é um Dassault Falcon 900EX, que foi apreendida em 2 de setembro pelas autoridades americanas na República Dominicana, onde estava retido desde maio, e posteriormente transferido para a Flórida. O Departamento de Justiça dos EUA explicou que o avião foi adquirido ilegalmente e contrabandeado para uso de Maduro.

“Me deixaram sem avião, o presidente ladrão da República Dominicana, [Luis] Abinader, que é um bandido, um ladrão; o povo dominicano vai cobrar dele no momento certo”, disse Maduro durante uma transmissão obrigatória por rádio e televisão em Caracas. O governo dominicano negou qualquer envolvimento na investigação dos EUA que resultou na apreensão da aeronave.

A operação ocorreu em meio à rejeição de Washington à reeleição de Maduro em 28 de julho, considerada fraudulenta pela oposição. A República Dominicana também questionou o resultado das eleições, levando à ruptura das relações diplomáticas entre os dois países. Desde 2019, Caracas não mantinha relações diplomáticas com os Estados Unidos, quando Washington se recusou a reconhecer a primeira reeleição de Maduro e impôs sanções econômicas ao país sul-americano.

Na época, Trump era o presidente. O avião em questão foi utilizado por Maduro em viagens anteriores, como a ida a São Vicente e Granadinas em dezembro de 2023 para participar de uma reunião sobre um conflito de fronteira com a Guiana. A aeronave também transportou Alex Saab, acusado de ser testa de ferro do presidente venezuelano, após uma troca de prisioneiros com os Estados Unidos. O debate entre Harris e Trump ocorre às 21h locais, 22h de Brasília.

*Com informações da AFP

Publicado por Fernando Keller

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

O que foi discutido na 1ª rodada de negociação entre EUA, Ucrânia e Rússia

A primeira rodada de negociações trilaterais entre Ucrânia, Rússia e Estados Unidos, realizada em Abu Dhabi, Emirados Árabes, terminou sem divulgação de um...

Homem morto pelo ICE em Minneapolis era enfermeiro e cidadão dos EUA

Um homem branco de 37 anos, Alex Jeffrey Pretti, residente na cidade, morreu neste sábado em Minneapolis após um tiroteio envolvendo agentes federais...

Mais de 11 mil voos já foram cancelados nos EUA devido ao pior inverno em 40 anos

Mais de 11 mil voos já foram cancelados nos Estados Unidos em meio a uma tempestade de inverno que começou a causar estragos...