O vereador Gilmar Ferreira Passos, conhecido como Goré (PDT), e a empresária Lidiane Costa foram condenados a pagar multas de R$80 mil e R$70 mil, respectivamente. Eles foram considerados culpados por compartilhar nas redes sociais uma pesquisa eleitoral falsa, conforme decisão do magistrado Lucas Carvalho Sampaio, da 50ª Zona Eleitoral da cidade de Monte Santo.
No documento, o juiz destacou que o vereador estava divulgando informações inverídicas em suas redes sociais. Mesmo alegando desconhecimento, a defesa do candidato não foi suficiente para livrá-lo da punição, uma vez que se esperava uma maior diligência por parte de alguém concorrendo a um cargo eletivo para verificar a veracidade das informações antes de divulgá-las.
Já a defesa da empresária Lidiane Costa argumentou que ela compartilhou o suposto resultado da pesquisa de boa-fé, acreditando estar divulgando informações corretas. No entanto, o magistrado, em discordância, determinou a aplicação da multa.
Além das multas, o juiz solicitou que o Tribunal Regional Eleitoral da Bahia enviasse a decisão à Polícia Federal para investigar possíveis crimes relacionados à disseminação de dados falsos em pesquisas eleitorais.
Facebook Comments