Após diversos adiamentos e mudanças de planos, a SpaceX lançou nesta terça-feira, dia 10, a missão Polaris Dawn, que traz pela primeira vez um passeio espacial realizado por civis.
Além do piloto Scott Poteet, Sarah Gillis e Anna Menon da SpaceX estarão acompanhadas pelo multimilionário Jared Isaacman. Gillis e Isaacman terão a oportunidade de realizar o passeio espacial durante a missão.
Durante os cinco dias da Polaris Dawn, a tripulação conduzirá um total de 36 experimentos. Eles explorarão não apenas a nova tecnologia da Starlink, mas também os efeitos do espaço no corpo humano.
O Falcon 9 utilizado nesta missão decolou por volta das 10:25, e poucos minutos depois houve a separação bem-sucedida do propulsor do Falcon 9.
Pouco depois, às 10:32, a transmissão da SpaceX exibiu o propulsor retornando à Terra, pousando com sucesso e intacto. Isso possibilitará sua reutilização em futuras missões.
Por volta desse momento, o Falcon 9 já estava a 200 km de distância da Terra, viajando a uma velocidade de 28.000 km/h. Logo após, os espectadores puderam observar a separação entre o foguete e a cápsula Crew Dragon, que levará os astronautas a uma distância de 1.400 km do nosso planeta.
Para efeito de comparação, a Estação Espacial Internacional está localizada a ‘apenas’ 400 km de distância da Terra.
Assista ao vivo o Falcon 9 lançando a tripulação do @PolarisProgram na missão de vários dias orbitando a Terra https://t.co/u1KqQx5AFr
— SpaceX (@SpaceX) September 10, 2024
Facebook Comments