Estudantes baianos da rede pública são premiados em feira internacional de iniciação científica

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

Os alunos Jhonatas Silva, Everton Ribeiro e Ruben Pablo Barros, do Centro Juvenil de Ciência e Cultura (CJCC) localizado no Colégio Estadual Central da Bahia, em Nazaré, Salvador, receberam prêmios em uma das categorias do Primer Sudamericano de Ciencias Y Tecnologia Escolar, uma feira internacional de iniciação científica organizada pelo Centro Educativo La Esperanza, em Assunção, Paraguai.

Na categoria Criação de Jogos, os estudantes conquistaram o primeiro lugar com o projeto chamado “Pé na Mata”, um jogo de tabuleiro que tem o intuito de conscientizar e informar sobre a Mata Atlântica, abordando dados sobre animais ameaçados de extinção.

A professora Laísa Brandão, responsável pelas oficinas Sementes da Bahia e Minha Flora no CJCC de Salvador, ressaltou a importância da participação dos alunos em eventos científicos. “O envolvimento com a Ciência amplia a visão de mundo dos estudantes e contribui significativamente para o seu desenvolvimento”, afirmou.

Everton descreveu a participação na feira internacional de ciências como uma experiência única. “Foi um momento inesquecível que marcará minha trajetória. Todo o esforço valeu a pena”, afirmou. Jhonatas, participando pela primeira vez de uma feira científica, compartilhou seus sentimentos. “Foi incrível, especialmente por ser no exterior. Quando nosso projeto foi anunciado, foi um alívio e uma emoção diferente”, disse.

Além do prêmio, o grupo recebeu uma credencial para participar da Solacyt (Sociedad Latinoamericana de Ciencia y Tecnologia) no México.

O CJCC de Salvador também apresentou outros três projetos no evento no Paraguai: “Papel 100% orgânico de Sansevieria trifasciata”, que promove a produção sustentável de papel a partir da planta Espada de São Jorge, desenvolvido pelo aluno Nicolas Natale, de 18 anos; “Inventário verde: reconhecimento e valorização da flora do Dique do Tororó”, elaborado pelos estudantes Ariane Silva Santos, Everton Ribeiro Silva e Francine Oliveira Barbosa, todos com 18 anos; e “Doe tudo que puder, pegue só o que precisar”, que busca reduzir o descarte de resíduos têxteis, do estudante Antony de Jesus, 18.

Além dos jovens cientistas de Salvador, um total de 17 estudantes baianos de Salvador, Boninal e Campo Formoso participaram do evento internacional.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Dois homens são mortos a tiros na zona rural de Laje, no Vale do Jiquiriçá

No início da tarde desta quarta-feira (24), dois homens foram mortos no município de Laje, no Vale do Jiquiriçá, próximo a uma rodovia,...

Criança de 8 anos desaparecida é encontrada no Centro de Guanambi

Uma criança de oito anos que estava desaparecida foi localizada na última terça-feira (23), no Centro do município de Guanambi, no sudoeste da...

Suspeito é preso por tentativa de extorsão e dano no interior da Bahia

Agentes da 1ª Delegacia Territorial (DT/Euclides da Cunha) prenderam em flagrante um homem de 23 anos pelos crimes de tentativa de extorsão e...