Polêmicas: saiba quem foi Alberto Fujimori, ex-presidente do Peru

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

Alberto Fujimori faleceu aos 86 anos em Lima, Peru, despertando lembranças de um dos políticos mais controversos da América Latina.

O ex-presidente liderou o Peru por uma década, entre 1990 e 2000, período marcado por escândalos de corrupção, desrespeito aos direitos humanos e abusos de poder.

Ele se autoproclamou presidente após sua eleição em 1990 e, dois anos depois, deu um golpe de Estado. Com respaldo militar, Fujimori dissolveu o Congresso e fechou instituições democráticas, levando seu governo a ser caracterizado como autoritário.

Em 2000, denúncias de corrupção e violações dos direitos humanos surgiram, resultando na saída de Fujimori do país rumo ao Japão.


foto fujimori peru

2 imagens

foto fujimori peru

1 de 2

Ex-presidente do Peru Alberto Fujimori

Kurita KAKU/Gamma-Rapho via Getty Images

2 de 2

Mariana Bazo/Getty Images


O ex-presidente peruano permaneceu no cargo até o ano de 2005, quando foi detido durante uma visita ao Chile. Após dois anos, ele foi extraditado de volta ao Peru, onde passou por julgamento e condenação por crimes contra a humanidade cometidos durante sua gestão. Entre os delitos, destacam-se o assassinato de 25 pessoas no período de 1991 a 1992, realizado por esquadrões da morte.

Desde 2009, Fujimori estava cumprindo sua pena. Em 2017, ele foi temporariamente liberado graças a um indulto concedido pelo então presidente Pedro Pablo Kuczynski. Contudo, essa medida foi revertida no ano seguinte, forçando o ex-presidente a retornar à prisão em 2019. A sua permanência na detenção se estendeu até 2023, quando acabou sendo libertado após uma decisão judicial peruana que contrariou a determinação da Corte Interamericana de Direitos Humanos, restaurando o indulto que o havia livrado da prisão.

Ao longo dos anos, o ex-presidente conhecido por sua abordagem rígida enfrentou uma batalha contra um câncer na língua, diagnóstico recebido em maio daquele ano. Durante o tratamento médico, ele estava residindo na casa de sua filha, Keiko Fujimori, na capital peruana. A última aparição pública de Fujimori ocorreu em 4 de setembro, quando foi avistado deixando um hospital particular no Peru.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Feriado prolongado: GDF decreta ponto facultativo em 2 de janeiro

O Governo do Distrito Federal (GDF) estabeleceu 2 de janeiro de 2026 (sexta-feira) como ponto facultativo no âmbito da Administração Pública Direta e...

Influencer é morta ao sair do velório de jogador assassinado no Equador

Mario Pineida e sua esposa foram alvo de uma nova tragédia quando, dois dias após deixar o funeral, ocorrido em 17 de dezembro,...

Otto Filho toma posse como conselheiro do TCE-BA em cerimônia nesta terça

O ex-deputado federal Otto Alencar Filho (PSD) tomou posse como conselheiro do Tribunal de Contas do Estado da Bahia (TCE-BA) em cerimônia nesta...