O Vasco alcançou a tão desejada vaga na semifinal da Copa do Brasil nesta quarta-feira, ao superar o Athletico-PR na disputa de pênaltis, com o placar de 5 a 4, após a derrota de 2 a 1 no tempo regular. No confronto anterior, realizado em São Januário, o Vasco havia vencido por 2 a 1. O próximo desafio do Vasco será enfrentar o vencedor da partida entre Atlético-MG e São Paulo, que ocorrerá na quinta-feira, na MRV Arena, em Belo Horizonte. No primeiro duelo, os mineiros triunfaram por 1 a 0 no MorumBIS. Na tentativa de pressionar o Vasco de todas as formas, o Athletico-PR quase foi surpreendido logo nos primeiros três minutos, com um avanço de Rayan. Gradualmente, a equipe da casa conseguiu dominar os nervos e passou a controlar o jogo, impedindo o adversário até mesmo de trocar passes.
Cannobio e Cuello, extremamente velozes, foram uma ameaça constante para a defesa vascaína. O time do Rio de Janeiro demonstrou segurança ao resistir aos ataques paranaenses e voltou a ameaçar o gol de Mycael aos 14 minutos, com Vegetti. O cabeceio representou perigo iminente. A partida transcorreu de forma intensa, com o gol do Athletico-PR vindo no ataque seguinte. Após uma jogada de Esquivel, Cuello acertou um belo chute aos 15 minutos para abrir o placar. Além da grande intensidade, o jogo passou a apresentar também uma disputa mais acirrada pela posse de bola, resultando em três cartões amarelos em um curto intervalo de tempo. Aos 31 minutos, após um cruzamento, dois toques de cabeça culminaram no segundo gol marcado por Zapelli.
Mesmo com a vantagem necessária para garantir a vaga na semifinal, o Athletico-PR não diminuiu o ritmo, mas acabou cometendo falhas na defesa. Aos 37 minutos, Rayan aproveitou um erro de Kaíque, porém parou em uma excelente defesa de Mycael. No rebote, Payer desperdiçou a oportunidade. Além de perder uma grande chance, o Vasco passou a atuar com um jogador a menos a partir dos 41 minutos, pois Rayan foi expulso após um lance em Esquivel, que foi captado pelo VAR. A vaga parecia se distanciar do Athletico-PR. Porém, o Vasco não se acuou e, mantendo a concentração, conseguiu reduzir a vantagem do Athletico-PR aos 44 minutos com um belo gol de cabeça de Vegetti, finalizando um cruzamento de Piton. A jogada teve início com a boa participação de Payet.
O segundo tempo seguiu o mesmo panorama, com o Athletico-PR pressionando e só não ampliou a vantagem devido a uma defesa excepcional de Léo Jardim em finalizações de Cuello e Mastriani. O Vasco demonstrou coragem em tentar segurar o Athletico-PR, mesmo com um jogador a menos. O time da casa intensificou a pressão, buscando não apenas a disputa nos pênaltis, mas também a classificação direta. Com o tempo passando, tornou-se evidente o nervosismo do time do Athletico-PR, que não conseguiu marcar o gol da classificação na semifinal, diante de um Vasco que aparentemente demonstrou cansaço nos momentos finais. A decisão foi para os pênaltis, onde Léo Jardim defendeu a cobrança de Cannobio, a terceira do Athletico-PR, assegurando a vitória do Vasco por 5 a 4.
*Com informações do Estadão Conteúdo
Publicado por Sarah Américo
Facebook Comments