Com baianos no radar, Alice Portugal indica apoio a nome que dará “governabilidade” a Lula na presidência da Câmara

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

A deputada federal Alice Portugal (PCdoB) comentou sobre as candidaturas à presidência da Câmara, na sucessão de Arthur Lira (PP-AL), que conta com os baianos Antonio Brito (PSD) e Elmar Nascimento (União). Ao Bahia Notícias, a parlamentar afirmou que “adoraria” ver um conterrâneo liderando a Casa Legislativa, mas indicou que a posição do partido será apoiar o nome que dará “governabilidade” ao presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

“É óbvio que nós gostaríamos que um baiano assumisse a Câmara dos Deputados, mas a correlação de forças na Casa é muito ingrata com Lula. Dos 513 deputados, ligados ao governo, nós temos 130, nos bons dias. O PCdoB defende que o arranjo que for melhor para a governabilidade do presidente Lula, esse deve ser o arranjo adotado. Ainda não temos uma posição sobre nomes, mas temos uma posição sobre a que deve se servir.”, afirmou a deputada.

Alice também indicou que as decisões, provavelmente, só devem ser tomadas após o pleito municipal, que ocorre no dia 6 de outubro. “As eleições estão sucessivas, mas eu creio que só depois das eleições municipais que uma decisão deve ser tomada”.

Atualmente, Lula tem dialogado com Hugo Motta (Republicanos-PB), indicação do presidente nacional do Republicanos, o deputado Marcos Pereira (SP). E, em relação a Lira, apesar de ainda não ter se posicionado oficialmente, lideranças da Câmara já declararam que o presidente da Câmara apoiou o nome de Motta em reuniões internas.

EXPECTATIVA PARA AS ELEIÇÕES

Atualmente com 16 prefeituras na Bahia, Alice afirmou que espera que o PCdoB, pelo menos, mantenha a liderança da mesma quantidade de municípios. No campo legislativo, a deputada disse que a expectativa do partido é ultrapassar os 200 vereadores.

“Queremos pelo menos mantê-las, a direção de prefeitos que são filiados ao PCdoB, mas com possibilidade de crescimento. Vereadores, a nossa expectativa, de fato, é passar de 200 vereadores, sempre com equidade de gênero. O partido tem uma decisão muito clara de apoio às mulheres”, discorreu. 

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

O que o Flamengo precisa fazer para escapar do rebaixamento no Carioca

Flamengo vive uma fase difícil no Campeonato Carioca e ocupa a quinta posição — penúltima no Grupo B — com apenas quatro pontos,...

Alex Acarajé, ex-Galícia, é enterrado nesta segunda-feira em São Paulo

O homem morreu após ser atropelado por um caminhão da Tropa de Choque da Polícia Militar na tarde de domingo (25) na Neo...

Em reunião com Infantino, Lula pede que Mundial de Clubes de 2029 seja no Brasil

O presidente Lula recebeu Gianni Infantino, presidente da Fifa, no Palácio do Planalto nesta segunda-feira, 26 de janeiro de 2026, com a presença...