TRE-BA avança por inegiblidade de Sheila Lemos mesmo com votos de presidente e desembargador contrários a impugnação

Publicado:

O Tribunal Regional Eleitoral (TRE) retomou o jugamento de inegibilidade da atual prefeita de Vitória da Conquista, no Sudoeste baiano, nesta sexta-feira (20). Os votos do dia foram contrários ao indeferimento da candidatura de Sheila Lemos (PSDB), no entanto o placar segue em 4 a 3 pela inegibilidade. Na últma segunda-feira (16), a Corte tinha formado maioria pela condenação. A desembargadora Maízia Carvalho pediu vista novamente e não declarou voto.

Durante a sessão, os desembargadores Moacyr Pitta Lima Filho e Abelardo Paulo da Matta Neto seguiram o relator do caso, Pedro Godinho. Os três rejeitaram o pedido de impugnação apresentado pela Federação Brasil da Esperança (PT/PcdoB/PV), que representa o candidato Waldenor Pereira (PT).

O argumento de “terceiro mandato familiar” se baseava no fato de que Irma Lemos [mãe de Sheila então vice-prefeita] assumiu o Executivo local após afastamento de Herzem Gusmão, acometido pela Covid-19, e passou o posto para a filha. Gusmão venceu o pleito de 2020 [com Sheila de vice], chegou a tomar posse virtualmente, devido ao tratamento de saúde, mas não conseguiu assumir o cargo, indo a óbito.

O primeiro a votar foi Pitta Lima Filho que argumentou que não haveria terceiro mandato, “há substituição, não sucessão”, disse, uma vez que a então vice-prefeita Irma Lemos [mãe de Sheila] assumiu o cargo no final do mandato [18 a 31 de dezembro de 2020], e não nos seis meses anteriores à eleição [período vedado].

O presidente do tribunal, Abelardo Paulo da Matta Neto, seguiu na mesma linha, ao afirmar que a Constituição afasta a tese de terceiro mandato.

“Firmo a compreensão de que o caso posto é de exercício internino do cargo de prefeito e em período fora dos seis meses que antecedem o pleito circunstância que afasta a inegibilidade familiar”, disse na declaração de voto. 

Já tinham votado a favor do pedido de impugnação os desembargadores Maurício Kertzman, Danilo Costa Luiz, Ricardo Borges Maracajá Pereira e Maízia Carvalho.  (Atualizado às 13h29)

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Coronel suscita indicar Eleusa Coronel na vice de Jerônimo, mas “relação” com MDB prevalece com aceno a prefeitos

A disputa por uma vaga na chapa majoritária na Bahia está em pleno vapor. Enquanto o senador Jaques Wagner (PT) visa reeleição, o...

Delegacia apura furto após homem relatar café “batizado” em encontro em cidade baiana

Um morador de Alagoinhas, na Bahia, relatou que foi vítima de um golpe durante um encontro com uma mulher. O caso está sendo...

Homem mata ex a tiros na RMS após não aceitar fim de relação; autor de feminicídio foi encontrado morto

Neste domingo (26), um crime trágico abalou a cidade de Camaçari, na Região Metropolitana de Salvador. Tatiana de Jesus Félix, de 42 anos,...