O Instituto Nacional de Metrologia (Inmet) divulgou que, no Brasil, 75 cidades estão há mais de 100 dias sem chuva. Com isso, mais de 12 milhões de brasileiros foram afetados e não veem uma gota de chuva há mais de três meses.
A longa estiagem, que assola diversas regiões do país, afeta principalmente capitais como Palmas (Tocantins), Cuiabá (Mato Grosso), Goiânia (Goiás) e Brasília. De acordo com o Inmet, das 75 cidades afetadas pela falta de chuvas, a maioria está nos estados de Minas Gerais e de Goiás.
“O que nós estamos enfrentando é um fortalecimento dessa massa de ar seco que está ocupando quase o Brasil na sua totalidade, impedindo que essas massas de ar mais fria e úmida, vindas do extremo sul, consigam furar e chegar ao estado de Minas Gerais”, afirmou ao G1 Carlos Wagner Coelho, geógrafo especialista em climatologia.
A capital mineira, Belo Horizonte, está sem chuva há 138 dias, um cenário que, segundo o Inmet, é inédito em mais de seis décadas. De acordo com o Ministério do meio ambiente, a qualidade do ar na capital mineira atingiu o nível de “muito ruim”.
Comentários Facebook