Após polêmica, Justiça autoriza casal de Minas Gerais a registrar filho com nome de primeiro faraó negro

Publicado:

A Justiça de Minas Gerais autorizou, na tarde desta quarta-feira (11) que o casal Danilo e Catarina Prímola batizasse o seu filho com o nome do primeiro faraó negro do Egito, Piiê. O recém nascido, que veio ao mundo no dia 31 de agosto estava impossibilitado de tomar vacinas e fazer exames por não estar registrado.

No dia 2 de setembro, Danilo tentou registrar o filho em um cartório, mas recebeu uma recusa por conta do nome incomum. Encaminhado o pedido à Justiça, a família recebeu um outro ‘não’, justificado pelo fato do nome Piiê lembrar o nome de um passo de balé, o ‘plié’.

Por conta disso, a Defensoria Pública de Minas Gerais, através da Coordenadoria Estratégica de Tutela Coletiva enviou um pedido de reconsideração à Justiça, reforçando a origem histórica do nome, a relação do casal com o nome, a importância da identidade étnico-racial e o forte vínculo desta simbologia com a gestação da criança.

Na tarde da quarta-feira, a juíza Maria Luiza de Andrade Rangel Pires da Vara de Registros Públicos de Belo Horizonte, afirmou que o menino, por conta do nome de difícil grafia e pronúncia, estaria sujeito a constrangimentos, mas, ainda assim, decidiu liberar o registro diante do exposto pela família e pela defesa.

O QUE DIZ A LEI?

De acordo com a lei 6.015/1973, o “oficial de registro civil não registrará prenomes suscetíveis de expor ao ridículo seus portadores, observado que, quando os genitores não se conformarem com a recusa do oficial, este submeterá por escrito o caso à decisão do juiz competente, independente da cobrança de quaisquer emolumentos”.

Especialistas da área jurídica afirmam que esta é uma lei muito branda e que, em muitos casos, recai sobre a interpretação do oficial de cartório. Por conta disso é aconselhável, em casos de nomes destoantes dos mais comum, que os pais apresentem justificativas para a nomeação do recém nascido.

Comentários Facebook

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Mulher trans é encontrada morta com mãos amarradas em Salvador

Na manhã de um sábado trágico em Salvador, a comunidade do Engenho Velho da Brotas foi diretamente impactada ao encontrar o corpo de...

CBF divulga suspensão de investigações contra presidente Samir Xaud por decisão da Justiça Eleitoral de Roraima

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) trouxe uma nova reviravolta ao anunciar que as investigações contra seu presidente, Samir Xaud, foram suspensas por...

Casal armado assalta duas farmácias em bairros nobres de Salvador em menos de uma hora

Na noite de uma sexta-feira que deveria ser tranquila, um casal audacioso desafiou a segurança em Salvador ao assaltar duas farmácias em bairros...