Câmara aprova medidas de segurança de combate à violência nas escolas

Publicado:

A Câmara dos Deputados aprovou, no dia 10 de setembro, o Projeto de Lei (PL) 5.671/2023, que tem como objetivo combater a violência nas escolas públicas e privadas, incluindo a implantação do chamado “botão do pânico”. O próximo passo é a análise no Senado Federal.

Além do “botão do pânico”, a proposta inclui a instalação de outros dispositivos de segurança, como câmeras de vigilância, capacitação do pessoal e a implementação de planos de prevenção e combate à violência. O deputado Alberto Fraga (PL-DF) foi o relator do texto.

Outro aspecto do projeto estipula que pelo menos 2% do Fundo Nacional de Segurança Pública (FNSP) seja destinado para ações de proteção e segurança nas escolas. Além disso, prevê a criação de áreas específicas para a prevenção da violência nas escolas, inclusive online.

“É de extrema importância que as autoridades ajam com firmeza para prevenir tragédias nas escolas e garantir a segurança dos estudantes e profissionais da educação em suas atividades cotidianas”, ressaltou Fraga em seu relatório.

De acordo com o Ministério dos Direitos Humanos, as denúncias de casos relacionados à violência nas escolas aumentaram em 50% em 2023. Por exemplo, somente de janeiro a setembro do ano passado, foram registrados 9.530 chamados através do Disque 100.

Comentários Facebook

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Clínica do DF é acusada de maus-tratos: “É 100% cultura manicomial”

O desaparecimento de duas jovens de uma clínica de reabilitação em Brazlândia, no Distrito Federal, acendeu um alerta sobre as condições de tratamento...

Polícia Militar recupera veículo com placa adulterada no Horto Bela Vista

Na tarde desta sexta-feira (18), a Polícia Militar, por meio do Batalhão de Polícia de Pronto Emprego Operacional, realizou uma ação significativa no...

Mentor de chacina e de assassinato de jogador de futebol é preso

Fernando dos Santos Souza, conhecido como “Boquinha” e “Mano Zé”, foi finalmente capturado em Cuiabá. Considerado um dos criminosos mais perigosos do Mato...